Evento é voltado para representantes de governo, universidades e empresas. Entrada é gratuita para visitantes do MundoGEO#Connect 2013

Encontro discute pesquisa e desenvolvimento no setor de geoDurante o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, em São Paulo, haverá um espaço para troca de ideias sobre pesquisa e desenvolvimento no setor de geotecnologia.

Encontro de Integração Governo, Universidade e Empresas acontece no dia 20 de junho, paralelamente à conferência. O acesso é livre para quem estiver visitando a maior feira de produtos e serviços de geotecnologia da América Latina. Este ano, o MundoGEO#Connect contará com mais de 50 empresas e instituições expositoras e também universidades.

Durante o Encontro, serão abordados os programas de pesquisa e desenvolvimento, casos de sucesso e projetos em andamento, além de como obter recursos e como incentivar nova parcerias no setor de geotecnologia para órgãos públicos. A programação do evento já está definida, e tratá representantes de instituições e de universidades.

Agenda

8h45 às 9h Abertura e apresentação do Encontro
Andrea Carneiro | UFPE

9h às 10h Programas de Pesquisa e Desenvolvimento
Prof. Artur Caldas Brandão | UFBA (Oportunidades de financiamento em pesquisas e inovação em geotecnologias)
Eng. Marcelo Sampaio Cunha Filho* | Ministério dos Transportes (Demandas do DNIT para pesquisas e ações integradas com universidades e empresas)
Prof. Gilberto Pessanha Ribeiro | UERJ, UFF, Georeferencial e Globalgeo (Modelo de negócio entre Universidade X Empresa X Governo – Cartografia Digital)

10h às 11h Intervalo
Visitação à feira de produtos e serviços

11h às 12h Casos de sucesso e projetos em andamento
Prof. Dr. Daniel Carneiro da Silva | UFPE (Parceria UFPE e MENCI Software: Capacitação em Processamento de Mapeamentos com VANTs)
Maj. Vagner Braga Nunes Coelho | DSc IME (O IME e seus projetos)
Prof. Dr. Humberto Alves Barbosa | UFAL (Os Benefícios do Sistema EUMETCast no Brasil)

12h às 12h30 Proposta do Curso de Desenvolvimento de Habilidades em Geociências
João Bosco de Azevedo* | Diretoria de Geociências do IBGE (Informações sobre o curso em desenvolvimento no IBGE, nos mesmos moldes do Curso de Desenvolvimento de Habilidade em Pesquisa)

12h30 às 14h Intervalo
Visitação à feira de produtos e serviços

14h às 15h Casos de sucesso e projetos em andamento
Prof. Dr. Mauricio Veronez | UNISINOS (Projeto MoDA – Modelagem Digital de Afloramentos Usando GPU / Mapeamento 3D Georreferenciado de Afloramentos Utilizando uma Técnica LIDAR – Light Detection And Ranging – Financiador: Petrobras)
Prof. Dr. Mario Jesus Tomas Rosales | UNIPAMPA (Processamento, integração e interpretação de dados aerogeofísicos – CPRM, 2010 -, dados de susceptibilidade magnética terrestre e dados de altitude ortométrica provenientes do ASTER-GDEM – METI/NASA, 2009 -, aplicados ao estudo da caracterização geológica e estrutural da região da Bacia de Camaquã no Estado do Rio Grande do Sul)
Júlio Giovanni da Paz Ribeiro | UNIBH (O potencial da análise espacial no planejamento estratégico de uma instituição de Ensino Superior)

15h às 16h Onde obter recursos e como incentivar e promover novas parcerias?
Vários

* A confirmar

A entrada nos Encontros Paralelos é livre, mediante credenciamento antecipado na feira de produtos e serviços do MundoGEO#Connect 2013

Inscrições abertas

As inscrições para as atividades do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013, que este ano contará com cursos, seminários, fóruns e workshops também já estão abertas. Para mais informações, acesse a grade completa e veja as opções de participação.

Em caso de dúvidas, mande um email para connect@mundogeo.com ou ligue para (41) 3338-7789 e (11) 4063-8848.