Pesquisa inédita no Brasil revela dados sobre o mercado de VANTsÉ fato que o setor de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) está em pleno crescimento no Brasil. Também chamado de Drones e UAVs (do inglês Unmanned Aerial Vehicles), estas aeronaves – de vários formatos e tamanhos – já são realidade no país e suas aplicações vêm crescendo, conforme aumenta a variedade de modelos e fabricantes.

Tecnologia que ganha cada vez mais usuários a cada dia, os VANTs podem ser usados para diversas aplicações, desde inteligência e defesa, até a produção de mapas. Porém, no Brasil, o mercado ainda caminha em passos curtos, engessado pela falta de conhecimento e de uma regulamentação que facilite o uso comercial destas aeronaves.

Pesquisa inédita

No início de 2013, a MundoGEO realizou uma pesquisa inédita sobre os Veículos Aéreos Não Tripulados para mapeamento. Os resultados mostraram, entre outras coisas, que a maioria dos pesquisados (62,4%) prefere adquirir e manter o próprio VANT, enquanto os outros preferem contratar o serviço a partir de empresas especializadas. Já sobre o tipo de equipamento utilizado, pouco mais da metade (51,3%) está pesquisando o uso de equipamentos de asa fixa, enquanto 17,4% usa VANTs de asa removível, 15,6% multi-rotor e 6,9% dirigível.

No caso do tamanho, mais da metade dos profissionais que responderam a pergunta (54,5%) usa VANTs de pequeno porte ou mini VANTs (de 2 a 7 quilos), 18,1% usa veículos de médio porte (aproximadamente 7 a 25 quilos), 15,7% os nano/micro VANTs (menos de 2 quilos) e apenas 7,4% trabalha com grande porte (similar a pequenos aviões). Este resultado já era esperado, já que os veículos maiores são mais utilizados para o setor de defesa.

Evento sobre VANTs em junho

Devido à crescente importância e utilização dos VANTs, o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, terá um espaço voltado esclusivamente para o tema. O Seminário VANTs, no dia 19 de junho, irá demonstrar as principais aplicações e resultados e como está a regulamentação do setor. Além disso, neste ano o evento contará com vários modelos de aeronaves em exposição.

O evento MundoGEO#Connect 2013 será realizado de 18 a 20 de junho, em São Paulo (SP), e conta também com o Fórum Geointeligência, apresentando um panorama da inteligência geográfica aplicada à gestão de segurança defesa de um país, estado ou cidade, contando ainda com uma rodada de palestras sobre VANTs.

Inscrições abertas

As inscrições para as atividades do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013, que este ano contará com cursos, seminários, fóruns e workshops também já estão abertas. Para mais informações, acesse a grade completa e veja as opções de participação.

Em caso de dúvidas, mande um email para connect@mundogeo.com ou ligue para (41) 3338-7789 e (11) 4063-8848.