Já estão disponíveis, no site do IBGE, as novas imagens do estado de Pernambuco geradas pelo sensor AVNIR-2 (do satélite ALOS). As imagens fazem parte de um projeto que está sendo desenvolvido para a disponibilização de ortoimagens, mosaicos e cartas-imagem atualizadas e compatíveis com a escala 1:100.000.

As ortoimagens e as folhas de mosaico, em formato geotiff, estão disponíveis aqui.

Para o estado de Pernambuco, o IBGE produziu imagens ortorretificadas e ortomosaicos para o equivalente à 47 folhas do mapeamento sistemático terrestre, o que representa 75% do território desta unidade da federação. As imagens mostram o interior do estado, que é recorrentemente atingido pela seca, e permitem localizar e medir com maior precisão os elementos do terreno. Nos 25% restantes, houve grande presença de nuvens nas imagens AVNIR-2, que ocultaram o território do Estado. Assim, as imagens dessas áreas não foram utilizadas e está em planejamento a utilização de imagens de outro sensor para completar a cobertura.

O sensor AVNIR-2 operou a bordo do satélite ALOS no período de 2006 a 2011. Suas imagens possuem resolução espacial de dez metros, em quatro bandas espectrais equivalentes ao azul, verde, vermelho e infravermelho próximo. Realces radiométricos foram aplicados para conferir às folhas do mosaico uma aparência que facilite a visualização e a interpretação dos elementos.

Para mais informações, acesse o pdf.

Fonte: IBGE