Conferência e Feira de geotecnologias aconteceu em São Paulo, de 18 a 20 de junho, com participantes de 25 países. MundoGEO#Connect 2014 já está marcado e terá espaço ampliado para 7.500 metros quadrados visando ampliar os conteúdos

MundoGEO#Connect 2013-FeiraLogo

A 3ª edição do MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, aconteceu na última semana, em São Paulo (SP), e demonstrou a força do mercado de geotecnologia no Brasil e na América Latina. Ao todo, foram 3.540 participantes de mais de 25 países nas 20 atividades do evento, além de 150 palestrantes e 65 empresas expositoras em uma feira de 4.600 metros quadrados.

Emerson Granemann, diretor da MundoGEO, comenta que 94% dos participantes avaliaram positivamente e 92% indicariam o evento a um colega. “89% aprovaram a infraestrutura do local, 93% opinaram que a feira apresentou novidades, 89% gostaram dos conteúdos apresentados nos seminários, fóruns e cursos e 92% avaliaram positivamente a organização do evento como um todo. Estas avaliações confirmam nossas expectativas e nos desafiam a sempre buscar melhorar ainda mais a relação custo benefício para os participantes, apoiadores e patrocinadores do evento” conclui Granemann.

A feira de produtos e serviços, além de contar com muitas novidades em softwares e soluções, neste ano teve diversos modelos de Veículos Aéreos Não Tripulados em exposição (VANTs ou Drones). Tecnologia que avança rápido no Brasil, os VANTs foram uma grande atração para usuários e também entusiastas deste mercado, que puderam conferir de perto mais de 10 modelos em exposição. O espaço da feira esteve muito movimentado nos três dias do evento, com negócios e parcerias nacionais e internacionais realizadas em seus corredores, salas de reuniões e estandes.

Evento internacional

Um dos principais destaques da Conferência, o Seminário MegaTendências, era muito aguardado por fornecedores, gestores e usuários de informação geoespacial. Realizado no dia 18, logo após a abertura oficial do evento, com palestras ministradas por especialistas do Brasil, Venezuela, Argentina, Canadá e Estados Unidos, o Seminário demonstrou o que será realidade nos próximos anos, e trouxe temas atuais para discussão junto ao público – presencial e online -, tal como o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Para apresentar sobre o novo instrumento de regularização ambiental rural do Brasil, a conferência trouxe Paulo Guilherme Cabral, representante do Ministério do Meio Ambiente.

“Este é um evento muito importante, pois podemos dialogar e conhecer tecnologias, empresas e profissionais que estão na ponta do processo de fornecimento de serviços e recursos tecnológicos que permitem identificar e imagear os imóveis e territórios rurais do Brasil”, afirmou Paulo Guilherme, Secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente.

O Seminário MegaTendências teve ainda a participação de dirigentes ligados ao setor geoespacial internacional, tais como o evento alemão Intergeo; Associação alemã de Geodésia, Geoinformação e Gestão Territorial; Rede Geoespacial da América Latina e Caribe (GeoSUR); Open Geospatial Consortium (OGC), Comitê Permanente para a Infraestrutura de Dados Geoespaciais das Américas (CP-IDEA); Lincoln Institute of Land Policy; e Global Spatial Data Infrastructure (GSDI).

MundoGEO#Connect 2013-Feira

Eventos e encontros especiais

No final do 1º dia da Conferência foi realizada a Assembleia Geral Ordinária do Instituto Brasileiro de Empresas de Geomática e Soluções Geoespaciais (IBG), contando com a presença de 24 empresas que elegeram a diretoria para os próximos três anos do Instituto, o qual tem como principais objetivos a criação de uma indústria competitiva, sustentável, ética e socialmente responsável. Para mais informações, consulte a categoria de notícias exclusiva do IBG.

No dia 19 de junho foi realizada a conferência internacional Location Intelligence Brazil (LI Brazil), mostrando as principais aplicações da tecnologia geoespacial no mundo dos negócios. Este evento aconteceu graças à uma parceria entre a MundoGEO e o Directions Magazine, portal internacional de notícias sobre soluções geoespaciais que realiza o evento Location Intelligence nos Estados Unidos anualmente. “Foi uma grande oportunidade para oferecer um fórum educativo, que abordou as aplicações da tecnologia de localização na computação empresarial e inteligência de negócios”, diz Joe Francica, editor-chefe da Directions Magazine. Com tradução simultânea para espanhol e inglês, a LI Brazil contou com o patrocínio do HERE – uma unidade da Nokia, da Geofusion e da MapLink, com o apoio da GeoConexion.

Durante o MundoGEO#Connect 2013, mais de vinte universidades e diversas associações de profissionais do setor organizaram encontros para debates sobre formação, união de esforços e integração com empresas visando o desenvolvimento da inovação. Assim, fez parte da programação o 1º Encontro Nacional de Engenheiros Agrimensores e Cartógrafos, que debateu formação e atribuições destes profissionais.

Já na quinta-feira o destaque da conferência ficou por conta do Fórum Geointeligência para Defesa e Segurança, demonstrando como a inteligência geográfica pode garantir maior eficiência e reduzir custos na gestão de segurança e defesa de um país, estado ou cidade. “Um sistema de informação geográfica permite não só acompanhar todo o processo da segurança nacional, mas também fornecer o conhecimento preditivo e a consciência situacional, comum com as várias áreas que se ocupam da segurança de um país”, afirmou João Canais, Gerente de Negócios da Esri, palestrante no painel sobre Vigilância Territorial e Operações em Defesa e Segurança.

“Mais uma vez o MundoGEO#Connect mostrou que é o evento com a ‘cara’ da América Latina, com apresentações de especialistas no mercado local, mas sem perder o foco nas tendências globais”, afirma Eduardo Freitas, coordenador técnico da conferência. “Um dos pontos altos do evento foi a Premiação, realizada na quarta-feira logo após o jogo do Brasil, quando foram reconhecidas as personalidades, empresas e marcas de maior destaque no setor”, conclui.

Cerimônia de premiação

A edição 2013 do Prêmio MundoGEO#Connect aconteceu na quarta-feira, 19 de junho, no final do segundo dia do evento. Foram reconhecidos empresas, instituições, marcas, softwares, equipamentos e pessoas que contribuiram para melhorar o setor de geotecnologia no último ano. A votação foi feita exclusivamente pela internet, com 70% dos votos vindos do Brasil e 30% do restante da América Latina. Ao todo, 27 troféus foram entregues, em uma cerimônia marcada por emoção e muita vibração por parte dos vencedores.

Neste ano o Prêmio MundoGEO#Connect contou com categorias novas, como as de Marcas Globais Mais Lembradas e a de Melhor Página do Facebook sobre Geotecnologias, e que tiveram ampla votação online. A MundoGEO e a Garmin – patrocinadora oficial do Prêmio MundoGEO#Connect, parabenizam todos os vencedores que, assim como os outros finalistas, trabalham para fortalecer o mercado geoespacial. Confira os vencedores das 24 categorias do Prêmio MundoGEO#Connect e das instituições recebedoras de três prêmios especiais.

Vencedores do Prêmio MundoGEO#Connect 2013
Vencedores do Prêmio MundoGEO#Connect 2013


Data marcada para 2014!

Em 2014 o evento acontecerá de 7 a 9 de maio no mesmo local, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Já está prevista uma expansão para 7.500 metros quadrados no espaço total do evento, correspondente ao quarto andar do Centro de Convenções, onde serão realizadas atividades inovadoras e desafiadoras para jovens talentos do setor de geotecnologia.

Para conferir os materiais disponíveis dos fóruns, seminários, cursos e workshops, acesse a grade do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013. Mais informações sobre a edição 2014 do MundoGEO#Connect estarão disponíveis em breve no Portal MundoGEO e no site www.mundogeoconnect.com.