O software PerfectDig, desenvolvido pela Maptek, empresa fornecedora de soluções para mineração, reúne modelagem 3D, laser scanner e dispositivos de comunicação portáteis, permitindo que os usuários realizem operações de acompanhamento eficazes em seus progressos de mineração.

Segundo a empresa, o software combina automaticamente com os planos de mineração e informações de design do Maptek Vulcan™. Além disso, as informação visuais e espaciais de análises 3D detalhadas são fornecidas em tempo real, diretamente para os gerentes de produção e sua equipe.

Isto simplifica a comunicação entre topógrafos, engenheiros de mineração, supervisores e operadores de equipamentos. Para facilitar ainda mais o acesso, usuários podem acessar o PerfectDig via smartphone, tablet ou laptop.

Como funciona

O laser scanner Maptek I-Site captura superfícies enquanto a mineração continua, ou seja, não há necessidade de parar os equipamentos para realizar a varredura de uma área. O PerfectDig determina automaticamente a localização e registra os dados de varredura geoespacialmente precisos.

Com fácil manuseio, o usuário apenas executa o software em um tablet e compara as superfícies digitalizadas contra o projeto. Além disso,  diferentes camadas podem ser selecionadas para a exibição, para que o usuário possa visualizar instantaneamente seções detalhadas, fotos, volumes e outros dados.