Desafio da mobilidade urbana e redução de custos têm motivado empresas a buscar sistemas capazes de otimizar rotas e recursos

A Geograph, empresa especializada em soluções de GeoProcessamento, Setorização e Distribuição e Roteirização, anuncia um crescimento de 31% nas vendas de suas soluções de roteirização. Carlos Azevedo, diretor da Geograph acredita que essa alta é resultado dos crescentes desafios de mobilidade urbana e da necessidade de redução de custos. “As empresas que possuem equipes externas, seja para vendas ou distribuição de produtos, têm grandes desafios para otimizar rotas, gerenciar e controlar os recursos e minimizar prejuízos em função do caos no trânsito das grandes cidades. Isso tudo só é possível através de inteligência geográfica”, defende.

Ele informa que números de sistemas vendidos pela Geograph, como o TourSolver, mais que duplicaram nesses primeiros seis meses do ano no país. “São empresas de diversos tamanhos, com equipes de campo a partir de 10 recursos, que já conseguiram otimizar suas rotas e reduzir consideravelmente seus custos com combustíveis, quilômetros rodados, isso sem mencionar o melhor aproveitamento e dimensionamento das equipes e atendimento aos clientes”, diz.

As soluções ofertadas pela Geograph incluem ainda o consagrado MapInfo Professional e ChronoMap. Com eles, as empresas vêm conquistando uma redução aproximada de 27% no número de quilômetros rodados pelas frotas para fazer o mesmo trabalho. “Esse resultado impacta positivamente os custos das empresas e contribui também para uma melhor operação no campo, além da redução na emissão de CO2”, afirma o diretor.

Outro importante valor agregado da solução é que os sistemas já estão programados para obedecer restrições de carga, horários e trânsito. Está adaptado, inclusive, para a nova legislação brasileira que estabeleceu tempo máximo de direção, descanso obrigatório e pernoites para caminhoneiros. A Geograph também presta consultoria especializada para empresas de diversos segmentos e mercados verticais, incluindo o de serviços essenciais.