saneamento-gisO Open Geospatial Consortium (OGC), um consórcio internacional que conta com mais de 480 companhias, agências governamentais e organizações de pesquisa, anunciou recentemente que irá lançar o padrão WaterML 2.0 – parte 2: Ratings, Gaugings and Sections Discussion Paper. Um documento se encontra disponível publicamente para receber comentários e sugestões.

Lançado no início de 2012, o WaterML 2.0 é utilizado para representações de observações hidrológicas, especificamente para dados em série histórica. A segunda parte do WaterML contém um documento que descreve um modelo de informações para tabelas de classificação e curvas de calibração, que são utilizados para converter fenômenos hidrológicos. O documento também traz um modelo para as observações que são usadas para desenvolver relações chamadas de “gaugings”. Este novo modelo de informações forma a segunda parte dos padrões OGC WaterML 2.0, dando continuidade ao WaterML 2.0: Parte 1.

O Grupo de Trabalho OGC Hidrology Domain Working Group irá considerar todos os comentários da comunidade para preparar a versão final do padrão e testar sua interoperabilidade. O documento se encontra disponível através deste link do OGC.

OGC em evento de geotecnologias

O Open Geospatial Consortium participou, de 18 a 20 de junho, do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013 – Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, que reuniu 3.540 participantes de mais de 25 países  em São Paulo (SP).

Sob instrução de Luis Bermudez, Diretor de Certificação de Interoperabilidade do OGC, o seminário Padrões OGC de Dados Geoespaciais apresentou ao público, no segundo dia da Conferência, sobre a importância de conhecer e usar padrões de interoperabilidade em projetos e setores que utilizam dados geoespaciais e serviços de localização.

Para conferir os materiais disponíveis dos fóruns, seminários, cursos e workshops, acesse a grade do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013. Mais informações sobre a edição 2014 do MundoGEO#Connect estarão disponíveis em breve no Portal MundoGEO e no site www.mundogeoconnect.com.