Rússia irá lançar novos satélites Glonass após acidenteApós a perda de três satélites Glonass-M na recente explosão do foguete Proton, no Cazaquistão, a Rússia anunciou que irá lançar dois satélites ainda este ano, para compensar a perda.

Segundo o porta-voz Russo o primeiro satélite Glonass está previsto para ser lançado no início de setembro e o segundo no final de outubro. Desta vez, ambos os satélites serão lançados a bordo dos foguetes Soyuz, que provaram ser mais confiáveis do que os foguetes Proton.

Atualmente o Glonass possui uma contelação de 29 satélites em órbita, com 24 em operação, três para reposição, um em manutenção e outro em fase de testes, de acordo com a Agência Espacial Russa, a Roscosmos.

O Glonass, que foi lançado oficialmente em 1993, é a resposta da Rússia ao Sistema de Posicionamento Global dos Estados Unidos, o GPS. O sistema forcene dados de posicionamento em tempo real com uma precisão de um metro. O programa Glonass foi iniciado na década de 1970, mas passou por uma reformulação em 2001.

Fonte: Voice of Russia