O produto mais básico do LS3D (Laser Scanner 3D) é a Nuvem de Pontos. Na edição 69 vimos que as cenas são unidas por um processamento que chamamos de Registro para obter a Nuvem de pontos. A figura a seguir ilustra o fluxo de trabalho com o LS3D para obtenção deste primeiro produto.

A Nuvem de pontos é essencialmente a junção de todos os pontos medidos por cenas independentes, num único sistema de coordenadas. Além das coordenadas XYZ, também é obtida a intensidade de retorno do laser para cada ponto, o que ajuda bastante a identificar elementos em campo em função do material e da cor.

Nuvem de Pontos com cor real

Se o LS3D possuir câmera fotográfica integrada, é possível associar a cor da fotografia ao ponto XYZ, gerando uma nuvem de ponto com cor real.

A densidade de pontos deve ser adequada com o objetivo do trabalho. Na figura a seguir podemos observar os detalhes da fachada importantes para registro do patrimônio histórico.

Detalhe da Nuvem de Pontos com cor real

A Nuvem de Pontos permite a obtenção de informações e dimensões diretamente sobre ela, mas exige do profissional conhecimento e habilidade, assim como hardware e software específicos para tal. Este é um conjunto que ainda não encontramos facilmente no mercado.

Por este motivo o uso da Nuvem de Pontos por profissionais finais (entende-se como aquele que usará o escaneamento para desenvolvimento de um projeto) ainda não é comum. Isto exige do profissional que fará o escaneamento extrair as informações necessárias para o profissional final poder trabalhar com ferramentas já dominadas por ele (sólidos 3D, plantas baixas, fachadas, cortes, etc.).

Rovane Marcos de França

Professor de geodésia e georreferenciamento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) e consultor da Vector Geo4D. Engenheiro civil, técnico em geomensura e Estradas. Experiência em levantamentos com laser scanner há três anos em várias aplicações, usando diversos softwares de processamento e modelagem de nuvem de pontos

rovane@vector.agr.br