A realização de um grande evento passa por vários estágios, desde sua concepção, formatação, planejamento e execução, mas por mais que se tente gerenciar todos os riscos, há acontecimentos que fogem ao controle e nos levam a situações totalmente novas.

Foi assim em 2011 quando, a poucas semanas do MundoGEO#Connect, entrou em erupção um vulcão no Chile, o que aparentemente não teria nenhuma influência no evento mas acabou trazendo alguns transtornos, já que as cinzas chegaram ao Sul do Brasil e alguns palestrantes e participantes não puderam comparecer devido a problemas na decolagem dos voos.

E em 2013 não foi diferente, com as manifestações nas ruas, que nos mostraram uma nova forma do povo brasileiro mostrar sua vontade, mas que também geraram alguns transtornos para a organização do MundoGEO#Connect LatinAmerica, que aconteceu de 18 a 20 de junho – justamente a semana mais movimentada nas ruas – no Centro de Convenções Frei Caneca – a poucos metros da Avenida Paulista, o “epicentro” dos protestos.

Mas organizar eventos trata-se justamente de gerenciar o imponderável: Será que nossa programação é atraente? Os palestrantes vão fazer sua parte? Os visitantes vão aparecer? E o que se viu este ano foi uma ampla participação no evento, com mais de 3,5 mil pessoas e muita interação entre os presentes. Claro que houve algumas desistências de última hora, o que não tirou o brilho da feira e conferência. Pelo contrário, pois os que foram até o local estavam focados em aproveitar ao máximo.

Outro acontecimento impossível de prever era a reação dos participantes após o jogo entre Brasil e México, realizado na tarde do segundo dia do evento. Mas o que se viu foi uma grande festa nos estandes, com os monitores de TV sintonizados no jogo e todos torcendo pela seleção. E depois da partida ainda teve a entrega do Prêmio MundoGEO#Connect, com muita emoção por conta dos ganhadores, em um ambiente descontraído depois da vitória do Brasil.

O MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014 já está marcado para 7 a 9 de maio, no mesmo local, com muitas novidades em sua programação. O que estará esperando por nós?

Eduardo Freitas
Engenheiro cartógrafo, técnico em edificações e mestrando em C&SIG
Editor da revista InfoGEO
eduardo@mundogeo.com