Sistema de Informações Florístico-Florestais de Santa Catarina

A iniciativa para realização do Inventário Florístico-Florestal de Santa Catarina (IFFSC) partiu do Governo do Estado, demandada pela Resolução 278 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), de 24 de maio de 2001, que trata da proibição da exploração e do corte de espécies ameaçadas de extinção do Bioma Mata Atlântica. Para atender à resolução, foi necessário inventariar as condições e o status de conservação das florestas nativas de Santa Catarina.

Os levantamentos de campo foram finalizados em 2011 e as instituições Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão de Santa Catarina (Epagri), Universidade Regional de Blumenau (Furb) e Universidade Federal e Santa Catarina (UFSC) foram responsáveis pela execução das diferentes metas do projeto: digitalização e integração dos acervos dos herbários catarinenses; inventário dos remanescentes florestais; diversidade genética de determinadas espécies; levantamento socioambiental; e desenvolvimento dos sistemas de informações florístico-florestais.

O Sistema de Informações Florístico-Florestais de Santa Catarina (SIFFSC) é resultado da meta sob responsabilidade da Epagri/Ciram, na qual os objetivos foram organizar, armazenar, integrar, recuperar e disponibilizar os dados levantados em campo. O Sistema de Mapas para Web é de acesso público e o Sistema Visualizador de Informações Florestais (Vinflor) é de acesso a pesquisadores, técnicos e gestores públicos. Ambos estão disponíveis por meio do site do projeto.

Portal

O “Portal do Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina” é uma ferramenta de apoio informacional na qual a comunidade acadêmica, pesquisadores e a sociedade em geral acessam conteúdo com qualidade, bem como documentos informativos sobre vários temas relacionados ao projeto. O acesso ao portal do IFFSC pode ser efetuado no endereço www.iff.sc.gov.br.

O conteúdo é frequentemente atualizado com informações enviadas pelos integrantes do Projeto em forma de notícias, fotos, relatórios e informações gerais.

Sistema de Mapas para a web

As informações disponíveis para acesso público foram definidas em reuniões com as equipes dos levantamentos. Para a implementação do sistema de mapas para a web foram utilizados uma base de dados geográficos (dados associados à sua localização na superfície – mapas), uma base de dados alfanuméricos (tabelas), fotografias e relatórios resultantes dos levantamentos de campo.

Para armazenamento e gerenciamento dos dados foi utilizado o Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGDB) Oracle 11g e, para edição dos dados, elaboração dos serviços de mapas e desenvolvimento da aplicação web, um pacote de solução da Esri, GIS Server Standard, ArcGIS Desktop (versão 10) e Flash Builder.

A partir do levantamento de requisitos foi definida a estrutura de modelagem do banco de dados geográficos (onde, por meio dos códigos – campo numérico –presentes tanto nas geometrias quanto nas tabelas, é garantido o relacionamento geometria-tabelas), bem como as funcionalidades do sistema. Para tanto, a modelagem dos dados e a implementação foram baseadas em conceitos de SIG, Cartografia Multimídia e WebGIS.

Os sistemas de mapas para a web oferecem, além das funcionalidades básicas de exploração, exibição de layers (camadas), navegação e pesquisa de atributos, uma série de operações específicas de um sistema de informação geográfica.

O sistema possui funcionalidades como: identificar, busca avançada, imprimir, marcador, desenhar e medir, localizar por coordenadas, lista de camadas com legenda dinâmica e transparência; funcionalidades básicas para navegação (zoom mais, zoom menos, pan), escala gráfica e visão geral, acesso aos mapas – índices e mapas-base – arruamento, imagem e topografia .

A funcionalidade “Identificar” apresenta as informações que descrevem aquela unidade espacial, as fotografias e os documentos. Já a funcionalidade “Busca avançada” permite consultar, por exemplo, em quais bacias hidrográficas há ocorrência de Araucária, bem como consultar as tabelas de informações de campo.

Todas as informações estão disponíveis para download (tabelas, gráficos, relatórios e fotografias) e para impressão dos resultados das consultas em forma de tabelas e mapas.

Sistema Visualizador de Informações Florestais

Atualmente, o banco de dados alfanumérico do IFFSC armazena informações de aproximadamente 162 mil plantas avaliadas nas 440 Unidades Amostrais (UA), 16 mil plantas coletadas e armazenadas no herbário da Furb, 777 questionários do levantamento socioambiental e resultados da análise de 19 sistemas isoenzimáticos de 13 espécies consideradas a priori como ameaçadas de extinção.

Para desenvolver o sistema de acesso restrito via web, foi adquirido o software QlikView, que é uma plataforma de Business Intelligence (BI), de análise associativa in-memory que combina e integra os dados, possibilitando que os usuários o explorem livremente, obtendo respostas rápidas e representativas.

O sistema compreendeu o desenvolvimento de uma tela chamada Dashboard, onde são apresentadas análises qualitativas da floresta com informações, em forma de gráfico, da qualidade das árvores e seus fustes, os estádios da floresta, entre outras análises. São apresentadas também análises quantitativas, em forma de tabela, do total de pontos amostrados de cada meta, das plantas medidas, das espécies encontradas, das espécies armazenadas no herbário da Furb, dos questionários socioambiental aplicados, entre outros.

Tela inicial do sistema – Dashboard
Tela inicial do sistema – Dashboard

Além das informações integradas no Dashboard, o sistema disponibiliza informações específicas de cada meta de trabalho, que podem ser acessadas pelos botões nomeados com a descrição das respectivas metas. Foram inseridos filtros de consultas por unidades espaciais (município, microrregião, mesorregião, região fitoecológica, bacia e região hidrográfica), família e espécies.

O Vinflor é uma ferramenta de uso restrito aos pesquisadores do IFFSC. Ele oferece a esses usuários possibilidades de executarem buscas, filtragens e cruzamento dos dados para subsidiar projetos e políticas públicas para uso sustentável das florestas.

Agradecimentos

As autoras agradecem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), que financiou o Projeto.

Joelma Miszinski

Analista de Sistemas – Especialista em Desenvolvimento Web e Gerenciamento de Projetos. Epagri/Ciram – Tecnologia da Informação e Comunicação

joelma@epagri.sc.gov.br

Juliana Mio de Souza

Engenheira Cartógrafa, Mestre em Cadastro Técnico Multifinalitário. Epagri/Ciram – Geoprocessamento

julianasouza@epagri.sc.gov.br