La nueva revista MundoGEO en español se encuentra disponibleDo Cbers-1 aos VANTs de última geração. Das primeiras estações totais aos laser scanners com altíssimo poder de detalhamento. Os últimos 15 anos foram de mudanças em toda a sociedade – com a massificação da internet e a globalização – mas o setor de geotecnologia experimentou câmbios ainda mais peculiares, pois saiu de um “gueto” de especialistas e hoje está na mão de todos, através dos smartphones com GPS. Se em 1998 apenas experts no assunto sabiam como abrir um software, carregar dados e gerar um mapa, hoje até mesmo uma criança tem acesso a mapas online.

Se naquela época os levantamentos estavam entrando na era da automatização, hoje existem equipamentos que geram milhões de pontos por segundo, tendo como produto final modelos tridimensionais da realidade. Por outro lado, a indústria geoespacial ainda enfrenta alguns desafios: há uma necessidade de constante atualização por parte dos profissionais que atuam no setor; algumas áreas – como a de VANTs – ainda carecem de regulamentação clara por parte dos governos; as empresas nacionais competem em condições desiguais com companhias de outros países; entre outras barreiras.

A MundoGEO acompanhou todas estas mudanças nos últimos 15 anos, e prepara-se para uma nova fase na qual a educação passa a ter cada vez mais força no “core business” da empresa. Se no início, em 1998, a MundoGEO era basicamente apoiada em uma revista – chamada InfoGEO -, hoje tornou-se uma plataforma completa de mídia e comunicação, através de um portal em três idiomas – português, espanhol e inglês – , uma revista em formato impresso e digital – também em português e espanhol -, seminários online, uma rede social própria, além é claro do MundoGEO#Connect, maior conferência e feira anual de geomática e soluções geoespaciais da América Latina.


O texto acima faz parte da matéria de capa da MundoGEO 72, edição mais recente da revista que já está disponível publicamente no Portal MundoGEO. Acesse e veja na íntegra a matéria com a retrospectiva histórica do setor de geotecnologia e uma linha do tempo com os fatos mais marcantes dos últimos 15 anos.

Veja também a versão online da revista MundoGEO 72, disponível para ser “folheada”.