A polícia do Rio Grande do Sul utilizou, na última terça-feira (16/7), um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT ou Drone) para prender suspeitos de tráfico de drogas em Porto Alegre e na região metropolitana da cidade.

Manejado por controle remoto, o Drone registrou imagens do local e facilitou o cerco feito por 350 policiais civis e militares. Na operação, 15 suspeitos foram presos e dois menores apreendidos. A aeronave utilizada foi o microVANT SD6 Spyder XL, desenvolvida pela empresa SkyDrones, uma plataforma aérea com eletrônica embarcada que permite transportar diferentes sistemas de captura de imagens.

VANT SkyDrones
MicroVANT SD6 Spyder XL foi usado pela polícia gaúcha para prender suspeitos de tráfico de drogas. Imagem: SkyDrones

Segundo a empresa, o SD6 Spyder XL é um equipamento multirotor, que permite estabilização autônoma das atitudes em voo da plataforma obtido pelo acionamento direto de quatro ou mais hélices e sistema de controle embarcado; conta com pouso e decolagem vertical (vtol); possibilidade de programação de voo; comando de retorno autônomo para a base operacional; caixo peso da plataforma e alto potencial de carregamento (sensores e câmeras embarcados); possibilidade de uso de câmeras especiais, como infra vermelhas (FLIR) e de alta resolução (HD) de foto e vídeo; entre outras vantagens.

De acordo com informações da SkyDrones, as características básicas do microVANT Spyder SD6XL são:

• 6 Motores Elétricos Brushless;
• Sensor de altitude;
• Giroscópios MEMS – 3 eixos;
• Acelerômetros – 3 eixos;
• Sensor magnético – 3 eixos;
• GPS (Global Position System);
• Autonomia de voo – 10 a 35 min (depende da carga, da bateria e condições climáticas);
• Peso vazio: 2.350g (com Gimbal (suporte estabilizado da câmera));
• Capacidade de carga (payload): 1.650g (câmera/sensor + bateria);
• Estabilização de atitude para câmeras e sensores;
• Alta convergência de tecnologias como: TI, robótica, nanotecnologia, miniaturização de sensores e poder de processamento embarcado.

VANTs são tema de evento

Durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013, Conferência e Feira de  Geomática e Soluções Geoespaciais, que aconteceu de 18 a 20 de junho em São Paulo (SP), os VANTs foram tema de um seminário que apresentou ao público as características de cada veículo, sensor e solução de pilotagem, trazendo especialistas para mostrar resultados concretos de utilização desta tecnologia.

As aeronaves não tripuladas também foram tema de um painel no Fórum Geointeligência para Defesa e Segurança, que mostrou como a segurança, o combate ao tráfico de drogas e o monitoramento de multidões podem ser melhorados com a ajuda das ferramentas de inteligência geográfica e, dentre elas, os VANTs.

Em 2014 o MundoGEO#Connect acontecerá de 7 a 9 de maio no mesmo local, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Já está prevista uma expansão para 7.500 metros quadrados no espaço total do evento, correspondente ao quarto andar do Centro de Convenções, onde serão realizadas atividades inovadoras e desafiadoras para jovens talentos do setor de geotecnologia.

Para conferir os materiais disponíveis dos fóruns, seminários, cursos e workshops, acesse a grade do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013.