Em parceria com o Google, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançou após dois anos de negociações, o projeto Park View, que vai possibilitar ao cidadão fazer um tour virtual pelas reservas e parques nacionais por meio de um programa de computador. Com um movimento no mouse ou um toque na tela do celular, o internauta poderá passear por trilhas, florestas, rios, cachoeiras e demais atrativos das unidades de conservação, sem precisar sair de casa.

Parque Nacional do Iguaçu será uma das reservas do projeto Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

Segundo a representante do Google Brasil, Mariana Macário, o projeto é totalmente alinhado com os objetivos de ambas partes. “A missão do ICMBio de promover a conservação da biodiversidade, por meio da gestão do conhecimento, da educação ambiental e do fomento ao manejo ecológico, [está] alinhada ao objetivo do Google, que é criar um mapa do mundo abrangente, preciso e que seja útil para os usuários”, destacou.

O projeto permite o uso gratuito das imagens nos moldes do Street View, do Google, que mapeia estradas e avenidas urbanas em todo o mundo. A captação das imagens é feita por meio de equipamentos eletrônicos, adaptados a uma mochila, um triciclo ou mesmo um barco, proporcionando acesso às áreas mais remotas, nas quais não há passagem de veículos. As imagens levam seis a oito meses para serem disponibilizadas.

Além de possibilitar o passeio, o programa funciona como ferramenta para ajudar as pessoas a planejar visitas às unidades de conservação, o que contribuirá para ampliar o número de turistas nesses locais. “Estamos vendo a convergência entre políticas ambientais e de turismo”, ressaltou o presidente do ICMBio, Roberto Vizentin.

Atualmente, as unidades abertas à visitação atraem uma média de 5,5 milhões de pessoas ao ano. Com a implementação do Park View, a tendência é que esse número aumente gradativamente, já que a quantidade de internautas no Brasil ultrapassa 70 milhões. Inicialmente, o projeto engloba 30 unidades de conservação, grande parte considerada Patrimônio Mundial Natural pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Ao total são 313 unidades no país, que aos poucos serão incluídas no projeto. O ICMBio não informou o prazo para o funcionamento pleno do Park View.

Veja a lista das unidades de conservação incluídas:

Parque Nacional do Iguaçu
Parque Nacional do Jaú
Parque Nacional de Anavilhanas
Parque Nacional do Pantanal Matogrossense
Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha
Parque Nacional do Monte Pascoal
Parque Nacional Chapada dos Veadeiros
Parque Nacional das Emas
Parque Nacional do Superagui
Parque Nacional da Tijuca
Parque Nacional da Bocaina
Parque Nacional da Serra da Canastra
Parque Nacional da Chapada dos Guimarães
Parque Nacional da Serra da Capivara
Parque Nacional da Serra do Cipó
Parque Nacional da Serra Geral/Parque Nacional de Aparados da Serra
Parque Nacional de Sete Cidades
Parque Nacional de Jericoacoara
Parque Nacional de Ubajara
Parque Nacional Itatiaia
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
Parque Nacional de Abrolhos
Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Parque Nacional da Chapada Diamantina
Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba
Reserva Biológica Atol das Rocas
Reserva Biológica de Sooretama
Reserva Biológica de Uma
Estação Ecológica Guaraqueçaba
Floresta Nacional de Tapajós

Fonte: Agência Brasil


Aproveite a Promoção de Aniversário e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto e concorre a navegadores GPS da Garmin.