A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) está com inscrições abertas até hoje (31 de julho) para o curso Geprocessamento: Introdução ao Sistema de Informação Geográfica.

Mapear perfil de consumidores, auxiliar na resolução de problemas de logística e traçar caminhos para diminuir tempo e distância são algumas das possibilidades proporcionadas por esta ferramenta. Aliando desenhos em 3D, imagens obtidas via satélite e GPS, por meio de um software específico, montam-se os chamados sistemas de apoio à decisão. Através do geomarketing, por exemplo, é possível elaborar análises de mercado e auxiliar na instalação de um plano de ação estratégico, pois se agrega informação aos produtos até chegar à resolução dos problemas.

“A elaboração do Plano Diretor de Pelotas e a instalação do McDonald’s no município foram apoiadas na tecnologia de geoprocessamento”, exemplifica Marcio Midon, proprietário da SOLLUS Inteligência Geográfica, que será o ministrante da segunda edição do curso de Extensão em Geoprocessamento, promovido Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Ele ressalta que, devido à diversidade de aplicabilidade da tecnologia, o curso é direcionado a partir da composição da turma.

Segundo a organização, o material didático é composto de DVD, apostila e arquivos em PDF. Além disso, serão disponibilizados links com informações de onde conseguir os itens de serviço necessários para atuar com geoprocessamento. Serão ministradas aulas teóricas e práticas, amparadas na utilização do software livre gvSig. Este programa é bem difundido na internet e não precisa de licença para ser operacionalizado. Saber utilizá-lo pode ser um diferencial para quem trabalha (ou pretende trabalhar) na área. “Sabe-se da dificuldade que as administrações públicas enfrentam sempre que precisam desembolsar recursos voltados à aquisição dessas tecnologias, mas, sabendo utilizar esse programa, é possível prestar um bom serviço sem onerar os cofres públicos”, salienta Midon.

Com um investimento de 15 reais, as aulas serão ministradas no Laboratório de Informática da UCPel, aos sábados, das 8h às 12h, completando um total de 40 horas.

Para se inscrever e saber mais, basta clicar aqui.


Aproveite a Promoção de Aniversário e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto e concorre a navegadores GPS da Garmin.