Um grupo de trabalho ligado ao Conselho de Defesa Sul-Americano (CDS) esteve reunido em Brasília para discutir projetos que possam resultar na criação de um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT ou Drone) para a região.

Foto: Paulo Henrique Freitas

A intenção é definir critérios comuns para a produção de VANTs que possam ser utilizados em missões de reconhecimento no subcontinente, tais como o levantamento de dados cartográficos ou a detecção de incêndios florestais e a contaminação de rios, entre outras.

Durante o evento, realizado nas últimas quinta e sexta-feira (8 e 9 de agosto), foram apresentadas as propostas de aeronaves enviadas pelos países membros do CDS.

Os projetos observaram critérios como raio de ação, carga útil máxima, teto operacional e autonomia de voo – características que definem, basicamente, o tamanho e desempenho desses veículos.

Na ocasião, vários parâmetros foram discutidos, com o intuito de decidir critérios de fabricação comuns entre os países. Um novo encontro, marcado para 18 e 20 de setembro, deve bater o martelo em relação às características que vão orientar o andamento do projeto.

Fonte: MD – Ascom