Portal MundoGEO publica, toda semana, as mais recentes oportunidades de trabalho na área de geoinformação. São empregos com carteira assinada, trabalhos temporários, processos seletivos, concursos públicos, licitações, estágios e programas de trainee.

Empregos

Cargo: Consultor ArcGIS. Segundo a empresa, os candidatos devem ter disponibilidade para viagens e conhecimentos específicos no software ArcGIS: metadados (estilos, edição, importação, impressão, publicação); ArcGIS Server (serviços GIS, cache de mapa, feature service, administração de projetos, construção de SIG web); Geodatabase (tipos, estrutura, manutenção e segurança, modelagem). O salário é a combinar.
Empresa: VasGeo
Local: Belo Horizonte (MG)
Contato: Os interessados devem enviar currículo com assunto “Consultor ArcGIS” para vasgeo@vasgeo.com.br.

Cargos:
1) Instrutor de Treinamento. Para esta vaga é necessário possuir: disponibilidade para viagens; idioma – inglês fluente; experiências anteriores em instrução de treinamento e consultoria; experiências anteriores em desenvolvimento de materiais – metodologia; didática para ensino (sala de aula) / técnicas de apresentação; conhecimentos em GIS/SIG – vivência (no mínimo) de 3 anos; certificação Técnica da Esri será um diferencial; certificação da CompTIA CTT+ será um diferencial; conhecimentos avançados na Plataforma  ArcGIS / ArcGIS Server; domínio – lógica de programação; domínio – plataforma .Net ou  Java; conhecimentos SQL server; e noções de oracle.
2) Consultor Academia GIS. Segundo a empresa, para esta vaga é necessário ser especialista em Geoprocessamento/Cartografia/Geologia ou Geografia; conhecimentos avançados na PLataforma ArcGIS – Desktop e Extensões; e noções em ArcGIS server. Além disso, o contratado atuará como instrutor/consultor de treinamento em GIS, baseando-se na ferramenta Esri,
desenvolvimento de materiais para treinamentos específicos, customizados e workshops.
Empresa: Imagem
Local: Todos os Estados/Brasil
Contato: Interessados devem enviar currículo (detalhado) para rh@img.com.br com o título Vaga/Instrutor, entre os dias 26 e 27 de agosto.

Cargo: Desenvolvedor de Negócios Jr. Segundo a empresa, o contratado vai desenvolver as seguintes atividades: prospecção de novos clientes, desenvolvimento de clientes existentes, apresentação de produtos e fechamento de propostas; insersão e manutenção das atividades vendas no CRM Corporativo; apresentação para clientes corporativos, habilidade em comunicação telefônica para prospecção inicial e desenvolvimento da oportunidade. Além disso, dinamismo, trabalho em equipe, raciocínio lógico, comprometimento, boa comunicação e assiduidade; experiência de vendas para setor de tecnologia; formação (cursando) engenharia, geografia, ou áreas afins. Conhecimento em mapeamento é considerado diferencial. A vaga inclue vale transporte, vale refeição e plano de saúde integral (cobertura nacional). O salário é a combinar.
Empresa: Geopixel
Local: São José dos Campos (SP)
Contato: Os interessados devem enviar currículo para: jenny.simao@geopx.com.br

Cargo: Técnico de Estradas ou Agrimensura. Segundo a empresa, o candidato deve possuir os seguintes requisitos: morar em Belo Horizonte e região; carteira de motorista para veiculo leve; conhecimento em locação de áreas urbanas e estradas; cálculo de volumes; tenha conhecimento técnico nos seguintes programas: AutoCAD, Civil #D, Excel e MS Word.
Empresa: Empresa na área de topografia
Local: Belo Horizonte (MG)
Contato: Interessados enviar currículo com pretensão salarial para  edivaldo@elmtopografia.com.br,com assunto do email “Técnico Belo Horizonte”.

Cargos:
1) Profissionais da área de topografia. Segundo a empresa, o contratado será responsável por realizar levantamentos planialtimétricos cadastrais em áreas rurais.
Local: Vários Estados do Sudeste e Centro Oeste
2) Técnicos/Desenhista. Para esta vaga, o contratado será responsável por processar/avaliar dados brutos de estações totais e cálculos utilizando o software topograph, desenhos finais no AutoCAD. Além disso, é necessário morar no Rio de Janeiro (RJ) ou cidades vizinhas.
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Empresa: Empresa na área de topografia
Contato: Interessados enviar currículo para timeline.eng@gmail.com

Cargo: Analista de Sustentabilidade Pleno. O profissional será responsável por atender a equipe de compra de gado, atender as solicitações de análises das fazendas, avaliar os casos extraordinários, relacionar-se com empresa terceira para cumprir o procedimento acordado e manter o fluxo de informação constante, gerar e analisar relatórios referentes ao desempenho do sistema, propor e implementar melhorias no sistema. Os pré-requisitos desta vaga incluem: formação superior completo em Ciências Agrárias, Geociências, Geotecnologias, Engenharia Ambiental ou área afins; conhecimento da legislação ambiental brasileira; Excel avançado; experiência no uso de bases de dados de diversas fontes e na preparação de relatórios; experiência na utilização de softwares SIG (ArcGIS 9.3 ou 10 ou similar). Experiência em gerenciamento de informações e bancos de dados cartográficos será considerado um diferencial.
Empresa: JBS
Local: São Paulo (SP)
Contato: Interessados devem enviar currículo atualizado para Valdeir.viana@jbs.com.br.

Cargos:
1) Digitalizador de base cartográfica. Segundo a empresa, o contratado será responsável pela digitalização de base cartográfica, utilizando o software AutoCAD. Para concorrer a esta vaga o candidato deve ter conhecimento básico em AutoCAD.
2) Estagiário. O contratado será responsável pelo auxílio nos projetos de geoprocessamento desenvolvidos pela empresa. Esta vaga será preenchida por estudantes nas áreas de Arquitetura, Edificações, Geografia e Engenharia.
Empresa: Unidesk
Local: São Paulo (SP)
Contato: Ambas as vagas contam com auxílio refeição e vale transporte. Interessados devem enviar currículo para vagas@unidesk.com.br

Concursos e Processos Seletivos

Cargo: Três vagas para Professor de Magistério Superior, classe Adjunto A. Segundo conta o edital, as oportunidades são para profissionais na área de Geodésia e Posicionamento Espacial, Sensoriamento Remoto e Fotogrametria e Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e Cartografia.
Instituição: Instituto Militar de Engenharia (IME)
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: Interessados devem se inscrever até o dia 29 de agosto. Para mais informações e inscrições  clique aqui.

Cargos: Geógrafo (2), Geólogo (1), Engenheiro Civil (5), Analista Ambiental (4), Arquiteto (10), Biólogo (1) e Engenheiro Florestal (1).
Instituição: Prefeitura de Vitória da Conquista
Local: Vitória da Conquista (BA)
Contato: Interessados devem realizar inscrição até o dia 13 de setembro através do endereço eletrônico www.aocp.com.br.

Cargos: Geógrafo (1), Agente Administrativo (1), Analista de TI (1), Arquiteto e Urbanista (1), Arquiteto e Urbanista (1) e Engenheiro (1).
Instituição: Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial da Prefeitura de Jaraguá do Sul
Local: Jaraguá do Sul (SC)
Contato: Interessados devem se inscrever até do dia 6 de setembro através do site www.sociesc.org.br. Para mais informações o edital pode ser acessado aqui.

Cargos: Geógrafo (10), engenheiro agrimensor (5), engenheiro cartográfico (1), biólogo (2), engenheiro eletricista (3), engenheiro civil (64), engenheiro sanitarista ou ambiental (10), sociólogo (3), pedagogo (1), assistente social (23), administrador (25), contador (14), economista (6), bibliotecário (1), jornalista (2), advogado (15) e tecnologia da informação, processamento de dados, ciência da computação, engenharia da computação, engenharia de sistemas ou análise de sistemas (10).
Instituição: Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder)
Local: Bahia (BA)
Contato: Interessados em participar do processo seletivo devem se inscrever entre os dias 19 de agosto e 12 de setembro, através do endereço eletrônico www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/conder. Para mais informações o edital pode ser acessado aqui.

Cargo: Quatro (4) vagas para Professor DE. Segundo consta o edital, as oportunidades são para as seguintes áreas de conhecimento: Sistema de Informações Geográficas, Sensoriamento Remoto e Cartografia: graduação em engenharia ou bacharelado pleno em áreas afins, mestrado e tema de dissertação na área do concurso; Transportes: possuir graduação em engenharia, arquitetura ou urbanismo ou áreas afins, mestrado ou doutorado com tema de dissertação ou tese em transportes; Geodésia: necessário graduação em engenharia de agrimensura ou engenharia cartográfica, mestrado ou doutorado em área afim; e Topografia: graduação em engenharia de agrimensura ou engenharia cartográfica ou em engenharia civil e mestrado ou doutorado em área afim.
Instituição: Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Local: Salvador (BA)
Contato:
Interessados devem realizar a inscrição de 21 de agosto a 19 de setembro de 2013, através do site www.concursos.ufba.br. Para mais confira o edital de abertura no Diário Oficial da União.

Cargos: Analista e Técnico do MPU. Segundo consta o edital, as áreas para o cargo de Analista do MPU incluem Geografia, Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Engenharia Civil, Arquitetura, Medicina nas especialidades de Clínica Médica e Psiquiatria, Perícia nas especialidades de Antropologia, Contabilidade, Economia, Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Sanitária, Medicina do Trabalho e Oceanografia, Saúde nas especialidades de Enfermagem, Odontologia, Psicologia e Serviço Social, Tecnologia da Informação e Comunicação nas especialidades de Desenvolvimento de Sistemas e de Suporte e Infraestrutura. A remuneração para o cargo de Analista será de 7.506,54 reais, para 40 horas semanais.
Instituição: Ministério Público da União (MPU)
Local: Brasília (DF)
Contato: Interessados devem se inscrever entre os dias 16 e 25 de agosto, através do endereço eletrônico www.cespe.unb.br.

Cargos: Assistente de laboratório, auxiliar de biblioteca, bibliotecário documentalista, engenheiro, físico, psicólogo, técnicos de laboratório, nutrição, agrimensura, alimentos e laticínios, técnico em edificações, educação física, eletroeletrônica e eletromecânica, geologia, metalurgia, móveis e esquadrias, química, refrigeração e tradutor/Interprete em linguagem de sinais.
Instituição: Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
Local: Uberaba (MG)
Contato: As inscrições serão realizadas a partir do dia 15 de agosto até o dia 15 de setembro pelo site da instituição. Para mais informações acesse o edital.

Cargos:
1)
Professor Assistente de Planejamento e Infraestrutura de Transporte. Necessário graduação em Engenharia de Agrimensura ou Engenharia Cartográfica ou Engenharia Civil, com Mestrado em Transportes ou Engenharias;
2) Professor Assistente de Informática aplicada à Agrimensura e Cartografia. Necessário graduação em Engenharia de Agrimensura, Engenharia Cartográfica, Engenharia da Computação ou Engenharias e Mestrado em Ciência da Computação, Engenharias, Ciências Geodésicas, Ciências Cartográficas, Informações Espaciais ou Dissertação com ênfase na área do concurso;
3) Professor Assistente de Perícia e Licenciamento Ambiental. Para esta vaga é necessário ter graduação em Ciências Biológicas ou Gestão Ambiental ou Engenharia Ambiental ou Engenharia Florestal ou Agronomia ou Geografia ou Engenharia Ambiental e Agrícola ou Licenciatura em Ciências Agrícolas ou Ciências Agrárias, com Doutorado em Engenharia Ambiental ou Ciências Ambientais ou Engenharias com produção científica e técnica na área do concurso.
Instituição: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Local: Seropédica (RJ)
Contato: Interessados devem se inscrever até às 15 horas do dia 04 de setembro, através do site: www.ufrrj.br/concursos. Para mais informações acesse o edital.

Cargos:
1) Gestor Ambiental. Para este cargo os interessados devem ter formação nas seguintes áreas: Administração de Empresas; Administração Pública; Arquitetura; Arquivologia; Ciências Biológicas; Ciências Contábeis; Ciências Contábeis, Administração, Ciências Econômicas e Gestão Pública; Ciência da Computação; Ciência da Computação e Engenharia de Software; Ciências Sociais e Sociologia; Comunicação Social (Publicidade); Direito; Ecologia; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Agrimensura; Engenharia Ambiental; Engenharia Agronômica e Agronomia; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Engenharia Florestal; Engenharia Geológica, Geologia e Engenharia de Minas; Engenharia Hídrica; Engenharia Metalúrgica; Engenharia de Pesca; Engenharia Química; Engenharia Química e Química; Estatística; Geografia; Geologia; Gestão Ambiental; Gestão Logística; Gestão Pública e Gestão de RH; Matemática; Medicina Veterinária; Pedagogia; Psicologia; Química; Sistemas de Informação; Tecnologia em Eventos; Tecnologia em Rede, Análise de Sistemas; Zootecnia; e Zootecnia e Medicina Veterinária.
2) Analista Ambiental. Este poderá ser ocupado por profissionais das áreas: Ciências Biológicas; Direito; Engenharia de Agrimensura; Engenharia Agronômica e Agronomia; Engenharia Florestal; Engenharia Florestal e Engenharia Agronômica ou Agronomia; Geografia; Medicina Veterinária; e Tecnologia em Geoprocessamento; Administração de Empresas; Ciência da Informação; Ciências Biológicas; Direito; Engenharia Mecânica; Ciências Econômicas e Ciências Contábeis; Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Hídrica, Engenharia de Minas e Geologia; Engenharia Florestal, Engenharia Agronômica ou Agronomia; Engenharia Química e Química; Estatística; Geografia; Meteorologia; e Pedagogia e Ciências Sociais;Direito; Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Engenharia Química e Engenharia Metalúrgica; Engenharia Agronômico ou Agronomia; Engenharia de Energia; Engenharia Geológica, Geologia e Engenharia de Minas; Estatística; Geografia; Pedagogia; e Química.
Instituição: Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema)
Local: Minas Gerais (MG)
Contato: Interessados devem se inscrever no período de 16 de setembro a 16 de outubro de 2013. Para mais informações o edital pode ser acessado aqui.

Cargo: 261 vagas para diversos cargos e níveis, dentre eles para Geógrafo, Biólogo, Topógrafo, Engenheiro Civil e Técnico em Meio Ambiente.
Instituição: Prefeitura de Brumadinho (MG)
Local: Brumadinho (MG)
Contato: A inscrição será efetuada, exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.gestaodeconcursos.com.br, no período compreendido entre os dias 3 de agosto e 3 de setembro de 2013.

Cargos: 30 vagas para Analista em Gestão dos Recursos Hídricos. As oportunidades são para graduados em Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Geologia, Geografia, Agronomia, entre outras.
Instituição:  Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará – COGERH
Local: Fortaleza, Sobral, Crato e Limoeiro do Norte (CE)
Contato: Interessados devem se inscrever entre os dias 1 e 30 de agosto via Internet no portal www.cetrede.com.br. Para mais informações acesse o edital.

Cargos: Autorizado concurso para o preenchimento de 7.825 mil vagas temporárias. As vagas serão distribuídas entre agentes de pesquisa e mapeamento, analistas de geoprocessamento superior, agentes de pesquisa por telefone e supervisores de pesquisa por telefone.
Instituição: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Local: Não informado
Contato: Para mais informações acesse a publicação.

Estágios

Cargo: Estagiário. As oportunidades são para estudantes de níveis superior e médio (cursos técnicos), em diversas localidades do país. Os estudantes devem cursar os dois últimos anos ou os quatro últimos semestres. Para os estudantes de nível médio que já concluíram o curso, é possível realizar o estágio na Companhia desde que a instituição de ensino informe, por meio de declaração, que o estágio é condição indispensável para a obtenção de certificado ou diploma.
Instituição: Petrobras
Local: Vários locais
Contato: Todas as informações sobre o Programa de Estágio da Petrobras Distribuidora, incluindo a lista de cursos, horários, duração, requisitos, processo seletivo e benefícios, estão disponíveis no site www.br.com.br (em A Companhia/Recursos Humanos). Os interessados também poderão entrar em contato pelo SAC 08007289001.

Cargo: Estagiário. Os pré-requisitos desta seleção incluem: estar cursando o 2º ou 3º ano do ensino superior de um dos seguintes cursos: Geografia, Engenharia Ambiental, Arquitetura, Gestão Ambiental. O candidato deve possuir conhecimentos em softwares de geoprocessamento,  tais como MapInfo e AutoCAD Map. As principais atribuições desta oportunidade são: auxílio na criação de mapas cartográficos para a aplicação de políticas públicas; geoprocessamento de dados (utilizando os softwares AutoCAD Map e MapInfo); acompanhamento em trabalhos de campo. A carga horária é 20 horas semanais, a ser realizada no período da manhã.
Instituição: Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA)
Local: São Paulo (SP)
Contato: Os interessados devem encaminhar currículo, até 30 de agosto (30/8), para a geógrafa Marcella Carmona W. R. Migliacci, no e-mail mcarmona@prefeitura.sp.gov.br, informando no assunto: “Vaga de estágio SVMA”.

Cargo: Estagiário. Segundo a empresa, o interessado deve ser graduando ou técnico nas áreas de Ciências da Terra, Agrárias e Tecnológica; conhecimento em vetorização de imagens de satélite de alta resolução espacial para mapeamento de uso e ocupação do solo em software CAD e/ou GIS; criação de banco de dados e cadastro; georreferenciamento e mosaicagem de imagens; habilidade para trabalhar em equipe multidisciplinar. Além disso, será considerado um diferencial experiência no setor florestal.
Empresa: Grupo Index Ambiental
Local: Curitiba (PR)
Contato: Interessados devem enviar currículo para Anderson L. Gregorczuk, através do email: anderson@indexambiental.com.br

Cargo: Estagiário em Geografia, além de 40 vagas para outros cursos.
Empresa: Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: Os estudantes interessados em participar do processo seletivo deverão preencher a ficha de inscrição que estará disponível no site dos Correios, no período de 5 a 30 de agosto. Para mais informações o edital completo está disponível e pode ser acessado aqui.

Oportunidades

Bolsa: Desenvolvimento Tecnológico e Industrial (DTI/CNPq). Os interessados deverão ter doutorado em Geografia, Ciências Sociais ou áreas afins (uma das formações deverá ser em Geografia, seja na graduação ou na pós). As atividades do bolsista incluem: organização de pesquisa amostral; sistematização e análise de dados qualitativos e quantitativos de informação em saúde; cartografia e georeferenciamento; estudos sobre espaço e território; mapeamento e descrição da comunidade local, em suas diferentes perspectivas (social, econômica, epidemiológica, dentre outras). Os requisitos desejáveis são: conhecimentos de inglês avançado; comprometimento com estudo e pesquisa, iniciativa, facilidade em trabalhar em equipe, recursos de informática e Internet; conhecimento sobre softwares de cartografia (ArcGIS) e estatística (SPSS ou EXCEL avançado). O valor da bolsa é de 4 mil reais.
Instituição: Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: Interessados na candidatura devem enviar currículo para o e-mail: engajamento@icict.fiocruz.br

Licitação: Processamento Digital de Imagens, elaboração/atualização da base de dados vetorial georreferenciada, em uma área que abrange os municípios de Formosa do Rio Preto, Luis Eduardo Magalhães e São Desiderio, ambos no Oeste do Estado da Bahia, acrescidos de um buffer de um quilômetro. Esta contratação consiste no Processamento Digital de Imagens, elaboração/atualização da base de dados vetorial georreferenciada (tendo como referência para sua interpretação estas imagens) e dinâmica da evolução do uso do solo em dois períodos distintos (2008 e 2013). De acordo com o edital, as imagens Palsar 2008 e Rapideye 2013 (estas últimas serão fornecidas pela TNC) deverão ser georreferenciadas e ortorretificadas, utilizando modelo digital do terreno com resolução espacial adequada para a escala do projeto.
Instituição: The Nature Conservancy (TNC)
Local: Trabalho a distância
Contato: A proposta deverá detalhar as metodologias, etapas e custo de cada produto listado no Termo de Referencia e de acordo com as especificações das atividades. A proposta técnica e financeira deverá ser enviada em meio digital (formato PDF) até o dia 30 de agosto, para Arley Faria, através do email afaria@tnc.org. Para mais informações, acesse o edital desta contratação: https://mundogeo.com/arquivos/news/20130820-tnc-contrata-pdi.pdf

Cargo: Programa de Trainee para graduados em Administração de Empresas, Economia, Direito, Engenharia, Marketing, Ciências da Computação, Sistemas da Informação e Relações Internacionais. O salário é de 4 mil reais, com direto a benefícios como seguro de vida, plano de saúde, previdência privada, vale-refeição e PLR.
Empresa: TOTVS
Local: Não informado
Contato: As inscrições vão até 10 de setembro por meio do site www.totvs.com/carreiras/trainee. A turma terá sete vagas e o treinamento terá início em janeiro de 2014.


Anuncie no Portal MundoGEO

Para anunciar uma vaga no Portal MundoGEO, envie um e-mail para redacao@mundogeo.com com a descrição do cargo, o local de trabalho e o e-mail para contato.

Aproveite a promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto e concorre a navegadores GPS da Garmin.