Webinar foi realizado no dia 15 de agosto e contou com a participação da Agência Nacional de Aviação Civil

O MundoGEO, líder na América Latina em soluções integradas de mídia e comunicação para o setor geoespacial e de localização, realizou no dia 15 de agosto o seminário online VANTs: Mercado e Regulamentação. Com ampla participação online, o webinar reuniu especialistas para discutir sobre aspectos técnicos desta tecnologia, desafios e o mercado brasileiro, além da regulamentação que opera atualmente no país para os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs ou Drones).

Webinar VANTs - Mercado e RegulamentaçãoCom duração de quatro horas, o seminário online contou com a participação de Emanuele Traversari, um consultor internacional com vasta experiência no setor, que abordou várias características desta tecnologia e comentou a experiência europeia na regulamentação dos VANTs. Para o consultor, o VANT representa “uma tecnologia que se desenvolveu mais rapidamente do que as leis para regulamentá-las e precisa com urgência de uma regulamentação para voos civis nos céus do país”.

No segundo momento do webinar, foram demonstrados os desafios nas fases de planejamento, coleta e processamento das imagens feitas por VANTs. Para debater sobre o tema estavam presentes Diego Almeida, da Santiago & Cintra Geo-tecnologias, e Alexandre França, da CPE Tecnologia, empresas que comercializam aeronaves não tripuladas e já acumularam experiência na pesquisa desta tecnologia para mapeamento, que compartilharam seus casos práticos de utilização.

O terceiro painel do seminário ficou por conta de Cristina Prando Bicho, do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), que apresentou o Projeto µVANT, uma parceria DNPM/UNB para desenvolvimento de um VANT para o setor de mineração. O projeto recebeu recentemente o certificado de Aeronavegabilidade para Voo Experimental (Cave). Segundo Cristina, a qualidade e acurácia das fotografias aéreas e os resultados obtidos no processamento de dados superaram as expectativas iniciais do projeto. Ainda de acordo com a coordenadora, “os desafios do projeto atualmente estão mais relacionados à operacionalização em campo, avaliação da qualidade dos dados e estruturação de base de dados, do que em relação ao equipamento propriamente dito”. Quem também falou sobre Cave foi Fábio Assis, diretor da XMobots, a primeira empresa privada que teve uma aeronave certificada no Brasil.

RPAS

Para discutir sobre regulamentação do setor de VANTs, o evento trouxe Ailton José de Oliveira Júnior da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que demonstrou como vem sendo empregada a legislação brasileira. Ailton aproveitou a oportunidade para introduzir o conceito de Remotely Piloted Aircraft System (RPAS), uma sigla que evidencia a necessidade de um piloto remoto para operar o VANT e que, segundo a Anac, deve ser empregada, pois o a operação  não pode ser totalmente autônoma, e há a necessidade de uma pessoa para supervisionar o voo, com capacidade para intervir no caso de problemas.

De acordo com o representante da Anac, há um grupo de trabalho na Agência dedicado à elaboração de proposta de ato normativo que regule a operação não experimental de aeronaves remotamente pilotadas, a qual está prevista para ser lançada até dezembro deste ano. Além disso, a Anac realizará uma série de workshops abertos aos interessados em saber mais sobre regulação do setor.

Aprovado!

No final do seminário online ocorreu o sorteio de um navegador GPS e de assinaturas da revista MundoGEO, entre todos os participantes. Na pesquisa de satisfação realizada após o evento, 100% aprovaram o formato (online) e o andamento (palestras seguidas de sessões de perguntas) do evento, 86,7% avaliaram a duração (quatro horas) do webinar como excelente ou boa. Além disso, 100% dos que responderam a pesquisa participariam novamente em um evento MundoGEO ou indicariam para um amigo.

Os arquivos em pdf e os vídeos deste webinar estão disponíveis para quem não participou, e podem ser adquiridos na Loja MundoGEO.