Valor supera o mercado de softwares de segurança

spatial data infrastructureSegundo informações da IDC, o mercado brasileiro de Big Data  – com soluções de hardware, software e serviços – deve movimentar 630 milhões de reais (285 milhões de dólares) até dezembro. Globalmente, o mercado deve gerar uma receita de 11 bilhões de dólares em 2013. Esse mercado já está à frente, por exemplo, dos softwares para segurança, que devem movimentar 200 milhões de dólares este ano.

“Empresas que trabalham com Big Data conseguem minerar milhões de dados por dia. Nas redes sociais, por exemplo, podem-se organizar informações que circulam sobre marcas, comportamentos e tendências. Ao analisar esses dados é possível detectar necessidades e novas tendências,” explica o especialista no assunto Rodrigo Arrigoni, sócio diretor da R18 – empresa especializada em  social data analysis.

Ainda segundo o IDC, a expectativa é que, em 2017, o mercado de Big Data esteja na casa de 1 bilhão de dólares no Brasil e 1,8 bilhão na América Latina. Software e serviços devem apresentar os maiores crescimentos.

Atualmente, a utilização do Big Data no Brasil ainda está em seu estágio inicial. Esse cenário deve mudar substancialmente em 2014. Um estudo desenvolvido pela  Ibramerc (Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado)  em parceria com a  ebusiness Brasil (Associação Brasileira de e-business)  sobre o conceito  ’Big Data’, aponta que o setor de Marketing deve apresentar um crescimento de 65% na adesão do conceito até o final de 2014. Na área de Tecnologia da Informação, o crescimento deve ser de 16%.  A coleta de informações junto aos especialistas aconteceu entre os dias 15 e 22 de Julho.

A pesquisa ouviu entre especialistas de diversas áreas de um total de 326 empresas que atuam em diferentes setores. Entre os profissionais de TI entrevistados, 58% afirmam ter conhecimentos de Big Data, enquanto 35% já ouviram falar a respeito, mas não tem conhecimento do tema, e 7% nunca ouviram falar do assunto. No caso dos profissionais de Marketing, 42% conhecem o Big Data, 35% não conhecem, mas já ouviram falar, e 23% nunca ouviram falar.

Big Data na área geoespacial

Considerada como a próxima revolução no mundo dos serviços geoespaciais, o Big Data contextualizado geograficamente pode ser empregado para potencializar ou criar negócios inovadores. No MundoGEO#Connect 2013 – maior evento de geotecnologia da América Latina, o Big Data esteve presente em várias discussões e palestras da conferência.

No Seminário MegaTendências, um dos paineis apresentou “os desafios de mobile, cloud, GIS and big data nas organizações”, com palestrantes da Esri, Intergraph e Google. O tema também foi amplamente discutido durante a Location Intelligence Brazil, conferência que apresentou as aplicações de tecnologia geoespacial para a comunidade de negócios do Brasil.

Data marcada!

Em 2014 o evento acontecerá de 7 a 9 de maio no mesmo local, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Já está prevista uma expansão para 7.500 metros quadrados no espaço total do evento, correspondente ao quarto andar do Centro de Convenções, onde serão realizadas atividades inovadoras e desafiadoras para jovens talentos do setor de geotecnologia.

Para conferir os materiais disponíveis dos fóruns, seminários, cursos e workshops, acesse a grade do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013. Mais informações sobre a edição 2014 do MundoGEO#Connect estarão disponíveis ainda nesta semana em www.mundogeoconnect.com.