A ENCE – Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE abre inscrições, de 9/09 a 4/10, para o seu Mestrado em População, Território e Estatísticas Públicas, com 30 vagas. O curso, que se inicia em março de 2014, é gratuito, e existe ainda a possibilidade de bolsas de estudo (da Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e do IBGE), concedidas aos alunos que se dedicarem em tempo integral ao curso e que não possuam remuneração por vínculo empregatício, aposentadoria ou pensão. A seleção de bolsistas prioriza a ordem de classificação no concurso de ingresso.

O processo seletivo, em três etapas, todas eliminatórias, começa em 21/10, com provas escritas de inglês (1ª fase.), conhecimentos gerais e conhecimentos básicos de matemática e estatística (2ª fase.). Nos dias 9 e 10/12, acontece a 3ª. fase, de análise e avaliação da documentação entregue no ato de inscrição e entrevista oral. A nota mínima para aprovação em cada uma das fases é cinco. O edital do processo seletivo pode ser acessado no link http://www.ence.ibge.gov.br/web/ence/326.

Resultado final do processo seletivo sai em dezembro

As inscrições para a seleção do mestrado devem ser feitas na ENCE, na Secretaria da Gerência de Registro e Controle (GRC), de 9/09 a 4/10, das 10h às 18h. O candidato deverá entregar, no ato da inscrição, três cópias dos documentos relacionados no edital do processo seletivo. Serão aceitas inscrições pelo correio, via Sedex, enviadas para a ENCE/GRC, sujeitas à verificação e postadas até meia-noite do último dia de inscrição (horário de Brasília).

O resultado final do processo seletivo será divulgado em 16/12. A classificação dos aprovados nas três fases será feita com base na média ponderada das notas obtidas.

Informações complementares na Secretaria da GRC (sala 105) ou na Secretaria da Coordenação de Pós-Graduação (sala 109) da ENCE, na Rua André Cavalcanti, 106, Santa Teresa, Rio de Janeiro/ RJ; pelos telefones: (21) 2142-4690 ou (21) 2142-4696; e pelo site http://www.ence.ibge.gov.br.

Curso oferece quatro linhas de pesquisa

Desde sua criação, o Mestrado da ENCE tem recebido nota 4 no sistema oficial de avaliação dos programas de pós-graduação pela Capes. O curso insere-se na área de Planejamento Urbano e Regional e Demografia (grande área de Ciências Sociais Aplicadas da Capes).

O ano letivo tem início previsto para o mês de março de cada ano e se desenvolve em quatro períodos letivos. O aluno deve completar os créditos em disciplinas no prazo de 12 meses e dedicar o segundo ano ao desenvolvimento da dissertação, cujo prazo regular para defesa é de 24 meses a partir do início do curso.

O aluno deverá desenvolver sua dissertação segundo uma das linhas de pesquisa do curso: 1. Métodos para Produção e Análise de Estatísticas Públicas; 2. Sistemas de Informação Estatística e Geográfica; 3. Dinâmica Populacional, Condições de Vida e Políticas Públicas; 4. Dinâmica Territorial, Condições de Vida e Políticas Públicas.

Articulação com IBGE e demanda por profissionais redirecionaram Mestrado

Fundada em 1953, a ENCE tem o curso de Bacharelado em Estatística mais antigo em funcionamento no Brasil e, desde 1984, oferece cursos de Pós-Graduação lato sensu (nível de Especialização). A Pós-Graduação stricto sensu existe na ENCE desde 1998, quando foi criado o Mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais, que recebe agora a nova denominação, refletindo a interface entre as três áreas de estudo e pesquisa – população, território e estatísticas públicas. A inserção da ENCE no IBGE e a articulação entre as atividades de pesquisa do corpo docente da Escola com a produção e análise de informações do Instituto embasam a nomenclatura atual.

O Mestrado em População, Território e Estatísticas Públicas vem ao encontro de uma grande demanda por pesquisadores e profissionais capazes de desenvolver abordagens teóricas, métodos e práticas para a produção, análise, interpretação, preservação e disseminação de informações e estatísticas públicas que ampliem o conhecimento da realidade demográfica, econômica, social, territorial e ambiental do país.


Aproveite a promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto e concorre a navegadores GPS da Garmin.