• A Coréia do Sul lançou com sucesso o Kompsat 5, que irá gerar imagens e monitorar o clima

• A Blue Marble anunciou o Geographic Calculator 64 bits, acelerando o processamento
de dados

• A Leica Geosystems apresentou a antena externa GIS/GNSS GG03, otimizada para fornecer dados GNSS em ambientes extremos e compatível com a linha Zeno GIS

• O serviço de mapas da Nokia lançou o HERE Auto, um programa de localização integrado a carros com conexões à internet, semelhante à versão para smartphones

• A Associação gvSIG disponibilizou uma nova atualização para o gvSIG versões 2.0, 1.12 e 1.11, a qual traduz os algoritmos do Sextante para o português

• A Supergeo lançou o aplicativo SuperSurv 3.1a Beta para dispositivos com sistema Android

• A Esri anunciou a versão 10.2 do ArcGIS, com maior acesso a dados em tempo real, implantação facilitada de WebGIS e suporte expandido de Business Intelligence


DR400 DigiRod

A Allcomp Geotecnologia e Agricultura lançou no Brasil o receptor laser DR400 DigiRod, da Spectra Precision. O aparelho possui sensor de inclinação combinado a um medidor de distância a laser de 50 metros, e sua operação é simples e intuitiva. As aplicações são variadas, podendo ser utilizado em nivelamento de lajes e pisos, controle de escavações, marcações de caixas elétricas, verificação de verticalidade, fundações em geral, montagem de estruturas de pré-moldados, alinhamentos e principalmente terraplenagens.

+Info
www.allcompgps.com.br


Atlas da Fauna Ameaçada de Extinção

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) disponibilizou o Atlas da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção em Unidades de Conservação Federais, produto dos 10 anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Trata-se do primeiro esforço em compilar e disponibilizar informações existentes sobre a ocorrência de espécies de fauna ameaçadas de extinção nas unidades de conservação brasileiras.

Para elaboração dos mapas foram utilizados arquivos vetoriais no formato shapefile, processados no software ArcGIS. Os mapas foram produzidos em escala variável, de acordo com a melhor visualização para cada Estado.

+Info
www.icmbio.gov.br


Topocad 14.4

A Adtollo, desenvolvedora do Topocad, lançou a nova versão da plataforma CAD, feita especialmente para levantamento topográfico, cálculo, design e mapeamento. Novas funções permitem visualização de rodovias, recorte de imagens georreferenciadas, criação de fachadas em 3D, entre outras.

+Info
www.adtollo.se/en


eCognition 8.9

A Trimble anunciou uma nova versão do seu software de análise geoespacial, o eCognition 8.9. Segundo a empresa, esta nova versão oferece novas funções para extração automatizada das informações, a partir de dados
coletados com soluções de mapeamento móvel. O software fornece também resultados mais precisos e classificação mais rápida de objetos.

+Info
www.ecognition.com


Global Mapper 15

A Blue Marble Geographics anunciou o lançamento da nova versão do Global Mapper, um software GIS acessível e fácil de usar, com grandes atualizações e três módulos: a ferramenta Coast para análises de incidentes e inundações costeiras; uma nova ferramenta para visualização geral de mapeamento; e um poderoso módulo para análises de dados laser.

A nova versão também apresenta uma nova ferramenta, a Mathematical Raster Calculator, desenvolvida para que os usuários realizem análises de imagens multi-bandas, exportem camadas 3D em PDF, etc..

+Info
www.bluemarblegeo.com


Edge Laser Line Probe ES

A Faro Technologies lançou o laser scanner Edge Laser Line Probe ES, seu mais leve e acessível sistema de medição portátil. Com a tecnologia de escaneamento Enhanced Scanning Technology (EST), o novo aparelho é otimizado para capturar dados de plástico, metal e uma variedade de acabamentos e cores da superfície. O novo modo High Dynamic Range (HDR) permite que os usuários examinem materiais com cores contrastantes (por exemplo, preto e branco) de
maneira simultânea.

+Info
www.faro.com


Atlas com IDH de municípios brasileiros

A Organização das Nações Unidas no Brasil lançou o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, que avalia 5.565 municípios no país. O Atlas mostra que cerca de 74% dos municípios brasileiros se encontram nas faixas de médio e alto desenvolvimento humano, enquanto cerca de 25% deles estão nas faixas de baixo e muito baixo desenvolvimento. As regiões Sul (64,7%) e Sudeste (52,2%) têm uma maioria de municípios concentrada na faixa de alto desenvolvimento humano. No Centro-Oeste (56,9%) e no Norte (50,3%), a maioria está no grupo de médio desenvolvimento humano. Ainda segundo o mesmo levantamento, Sul, Sudeste e Centro-Oeste não possuem nenhum município na faixa de muito baixo desenvolvimento humano. Por outro lado, as regiões Norte e Nordeste não contam com nenhum município na faixa de muito alto desenvolvimento.

+Info
www.pnud.org.br


Satélites de Monitoramento

A Embrapa Monitoramento por Satélite lançou a nova versão do website Satélites de Monitoramento, uma base de dados com informações sobre os principais satélites e sensores remotos utilizados em agricultura e ambiente. O website está na sua quarta edição, com informações atualizadas, um visual mais claro e novos recursos de pesquisa.

Em mais de 200 páginas de conteúdo, o website reúne informações técnicas sobre 31 missões espaciais responsáveis pela geração dos dados orbitais mais utilizados em projetos de agricultura e meio ambiente. São informações sobre o histórico das missões, características técnicas dos satélites, exemplos de imagens e de aplicações em trabalhos da Embrapa. Ao todo, são 105 sistemas sensores, entre ópticos e radares, e uma relação de 30 satélites, sete deles recentemente desativados.

As imagens originadas pelas missões orbitais são essenciais na elaboração de zoneamentos, mapeamentos e monitoramentos do uso e da cobertura das terras, além de apoiar a geração de importantes indicadores de sustentabilidade e competitividade para a agricultura.

+Info
www.sat.cnpm.embrapa.br


ArcGIS Marketplace

A Esri anunciou o ArcGIS Marketplace para que usuários do ArcGIS localizem aplicativos geoespaciais e dados de fornecedores. A nova ferramenta fornece dados de organizações como a DigitalGlobe, RapidEye e AccuWeather. Além disso, todos os aplicativos e os dados podem ser compartilhados entre grupos do ArcGIS Online e com outros usuários.

O ArcGIS Marketplace já está disponível globalmente, mas a Esri alerta para que os usuários o verifiquem com frequência nos próximos meses, pois o número de aplicativos e dados está sendo
ampliado rapidamente.

+Info
http://marketplace.arcgis.com