MapeamentoO trabalho de mapeamento das áreas de risco em São José dos Campos (SP) começou a ser feito pela Universidade do Vale do Paraíba (Univap). O grupo de estudos é formado por ex-alunos da universidade e profissionais do Instituto Geológico do Estado de São Paulo, contratado para acompanhar as atividades.

Os técnicos vão percorrer 17 núcleos, a maior parte na região norte, onde iniciaram o trabalho de campo pelo bairro Morro dos Macacos. Eles visitam casas que estão em locais considerados de risco, conversam com os moradores e iniciam uma avaliação técnica do imóvel. Cada membro do grupo está identificado com crachá e deve identificar-se para os moradores.

Além de mapear as áreas, o convênio com a Univap prevê a capacitação de agentes da Defesa Civil a gerenciar situações de risco, para dar sequência ao trabalho e manter os dados atualizados. Nos próximos dias estes agentes passarão a acompanhar os técnicos no trabalho de campo e também receberão treinamento teórico sobre o assunto.

A Prefeitura de São José dos Campos pede a colaboração dos moradores que receberem a visita dos técnicos. “É muito importante que as pessoas acolham estes profissionais em suas casas e ouçam suas orientações sobre o perigo e as consequências de residir em um local considerado de risco”, disse o secretário de Defesa do Cidadão. “Nosso principal objetivo é preservar a vida das pessoas”, acrescentou.

No dia 28 de agosto, a Prefeitura de São José dos Campos anunciou o convênio firmado com a Univap para mapear as áreas de risco na cidade. Para um real levantamento, a Prefeitura solicitou aos moradores que aguardem comunicados de laudos preliminares e não façam expansões em suas residências nesse período.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Campos


Aproveite a promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto e concorre a navegadores GPS da Garmin.