Depois de três dias, a 19ª edição do Intergeo – maior evento do mundo sobre geoinformação, geodésia e gestão territorial, que ocorreu em Essen, Alemanha, de 8 a 10 de outubro, – chegou ao fim, registrando 16 mil visitantes.

Evento chegou ao fim com 16 mil visitantes

“O Intergeo deste ano aumentou a inovação em toda a corrente de valor, a partir de dados até a tomada de decisões e perícia. Aplicações de geoinformação inovadoras têm estado muito avançadas”, disse o presidente da DVW, professor Karl-Friedrich Thöne.

O know-how de produtos geodésicos que estão a ganhar terrreno e o desenvolvimento de soluções também foram destaque na conferência e, estão ajudando a expandir as abordagens necessárias para impulsionar a revolução energética.

Como nunca antes, a feira deste ano centrou-se sobre as principais questões sociais, incluindo a revolução energética, as alteração climáticas, a revolução urbana e demográfica – todos em estreito diálogo com políticos, geoexperts e geobusinesses.

O aumento significativo do número de delegados, na segunda Conferência Inspire, mostrou claramente que a colocação das autoridades frente ao evento foi a decisão certa. Além disso, foi possível destacar o quão importante é a geoinformação de confiança para a criação de ambientes urbanos atraentes.

As iniciativas das associações profissionais para atrair novos talentos estão tendo efeito. O evento deste ano, em Essen, atraiu um grande número de jovens – comparado aos eventos anteriores.

Aprovação

As empresas Topocart, OrbiSat, Geofusion, Fototerra e MundoGEO estavam representando o Brasil no Intergeo 2013

Mais de 505 expositores internacionais confirmaram o sucesso do evento. Respondendo a uma pesquisa inicial, 95% das empresas participantes, instituições e associações afirmou que atingiram suas metas para a feira. Uma parte, no entanto, foi muito elogiada: a qualidade dos debates.

“Durante o Intergeo 2014, em Berlim, vamos continuar a construir sobre o posicionamento internacional, porém, com uma ênfase particular na Europa. Além disso, vamos trabalhar com outras grandes redes, como a MundoGEO”, afirmou Olaf Freier, diretor da Hinte GmbH, empresa que organiza o evento.”Na sequência do sucesso de sua primeira apresentação em um estande conjunto, o Brasil vai ampliar sua participação no Intergeo em Berlim”, completou.

Através da parceria entre a MundoGEO e a Hinte GmbH, empresas brasileiras estavam presentes no evento, participando como expositoras no Pavilhão Brasil. Assim, com o apoio de organização da MundoGEO, as empresas Fototerra, Geofusion, MundoGEO, OrbiSat e Topocart representaram o continente sul-americano no Intergeo.

A 20ª edição do Intergeo em Berlim já está em andamento. O objetivo é atrair a comunidade europeia de GIS para o Intergeo. Além disso, o lançamento operacional do sistema Galileo também marcará um salto tecnológico importante para a navegação por satélite, enquanto Open Data, Big Data e 3D então se tornando ferramentas chave para a inovação.

Com data marcada, a 20ª edição do Intergeo será realizada entre os dias 7 e 9 de outubro de 2014, em Berlim, também na Alemanha.