Terceira edição do evento no Brasil aconteceu em São Paulo, no dia 10 de outubro

Foi realizada na última quinta-feira, 10 de outubro, a terceira edição do Autodesk University Brasil (AU Brasil 2013), proporcionando mais de 50 palestras sobre tecnologia para design e projeto, e também animação digital, infraestrutura, engenharia, programação e customização e arquitetura e edificações. Em 2013, o Autodesk University já foi realizado no Japão, Rússia e Brasil, e acontecerá ainda na China, Alemanha e Estados Unidos.

O Autodesk University acontece há 20 anos nos Estados Unidos e passou a ser realizado no Brasil desde 2011. Com o tema “Aprenda, Conecte-se, Explore, o AU Brasil aconteceu durante todo o dia no hotel Sheraton WTC, em São Paulo, e reuniu mais de 1800 pessoas, registrando um recorde entre todos as edições que já aconteceram fora do país norte-americano.

Na ocasião, a Autodesk apresentou sua nova identidade visual e também as mudanças no seu quadro de liderança e de executivos para o Brasil e América Latina. A nova estratégia da companhia conta agora com diretorias comerciais específicas para as regiões brasileiras, aproximando a Autodesk das empresas e analisando a economia e as particularidades de cada local.

Abrindo o evento, Chris Bradshaw, líder mundial de marketing da Autodesk, apresentou a visão da companhia sobre as mudanças na criação e design, e explicou como a Autodesk está se adaptando à essas mudanças. “A maior parte do nosso sucesso vem da comercialização de softwares Desktop para arquitetos, engenheiros, designers e desenvolvedores de games e animação”. Ainda de acordo com o executivo, as ferramentas hoje são outras, e a “o escaneamento a laser e a impressão em 3D estão aí para mostrar isso, esta que irá mudar dramaticamente o modo iremos fabricar coisas”.

De acordo com Marcelo Landi, novo diretor geral da Autodesk no Brasil, o grande investimento da empresa no país se dá por conta do “problema de infraestrutura que há no Brasil, que gera emprego e possibilidade para a área de construção, rodando todo o ecossistema da economia brasileira”.

AU Brasil 2013
Chris Bradshaw, líder mundial de marketing da Autodesk, na abertura oficial do evento

Projetos inteligentes

O conceito de Building Information Modeling (BIM) foi amplamente debatido durante o AU Brasil 2013. De acordo com Marcelo Landi, BIM é uma metedologia de processos implementados em empresas, ajudando a ter mais controle sobre projetos na área de construção. É uma combinação de hardware, software e pessoas, que pode aumentar a produtividade e reduzir custos, tempo e desperdícios.

“Com o BIM, você reduz os riscos nos projetos e estuda diferentes alternativas, que com as ferramentas que a Autodesk oferece hoje, se torna muito simplficado. Você extrai, por exemplo, quantitativos do modelo de forma automatizada, reduzindo erros nos projetos e cálculos”, explicou Cristina Randazzo, Gerente de Especialistas Técnicos da Autodesk, em entrevista exclusiva ao Portal MundoGEO. Segundo a especialista, o BIM pode ser colocado no mapa, de forma georreferenciada, gerando modelos ricos com informação geográfica, permitindo a navegação virtual dentro do modelo. “Com o BIM, é possível ter uma representação muito mais realística, navegando dentro do modelo real. Dentro ainda do georreferenciamento, a solução Infraworks permite tratar modelos geoespaciais e desenvolver projetos conceituais em cima desse modelo. Com isso, eu consigo comunicar a ideia de forma muito mais fácil e realista dentro do mundo da infraestrutura”, afirmou Cristina.

Durante o evento, o exército brasileiro apresentou uma utilização do Infraworks como ferramenta de projeto conceitual de ediificações no Distrito Federal, onde a vista é tombada. Com o software, o exército gerou uma visualização 3D, demonstrando que a construção de um edifício não iria interferir a vista de um elemento. “Uma outra utilização relacionado ao BIM passa muito pelo cadastro e operação de manutenção de infraestrutura e edificação”, completou Cristina.

Por Alexandre Scussel, que participou do evento a convite da Autodesk