A tecnologia desenvolvida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para detecção de queimadas a partir de imagens de satélites, bem como a integração com dados meteorológicos e cartográficos, serão apresentadas em curso promovido entre os dias 29 e 31 de outubro.

As aulas do Curso de Monitoramento de Queimadas por Satélite serão ministradas no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Inpe, em Cachoeira Paulista.

O curso apresentará conceitos fundamentais da tecnologia e o uso das imagens de satélites orbitais e geoestacionários, além da disseminação das informações sobre as queimadas pela Internet.

A pesquisadora Silvia Cristina de Jesus mostrará o histórico do monitoramento de queimadas no instituto, as principais linhas de monitoramento e o banco de dados de queimadas.

O evento também prevê uma breve introdução ao sensoriamento remoto, noções teóricas sobre a geração de dados e informações sobre o uso de imagens orbitais de média resolução no monitoramento de queimadas. Serão ainda apresentados casos de aplicações e exercícios práticos.

A programação e o link para as inscrições estão disponíveis no site: http://cursos.cptec.inpe.br/monitoramento-queimadas-incendios-por-satelite/.

Fonte: Inpe