Planejamento AmbientalO projeto “Prevenção, Controle e Monitoramento de Queimadas Irregulares e Incêndios Florestais no Cerrado”, por meio da Ambero, uma empresa de Consultoria da Alemanha, está selecionando um profissional para atuar em Brasília, nas instalações do ICMBio.

O objetivo do projeto é aprimorar o manejo do fogo em municípios e unidades de conservação prioritárias do Cerrado, bem como o desenvolvimento dos sistemas de monitoramento de incêndio e desmatamento, e será executado em conjunto com os parceiros Ministério do Meio Ambiente, ICMBio, Ibama, Inpe, Semades e Naturatins. O projeto é composto por módulos de cooperação técnica (a cargo da GIZ) e financeira (a cargo do KfW).

A coordenação do módulo de cooperação técnica será efetuada em Brasília. Ao profissional a ser contratado caberá uma atuação com foco em conservação e uso sustentável de recursos naturais, manejo do fogo, desenvolvimento rural, bem como gestão de projetos. A formação exigida é curso superior em ciências sociais, agronomia, engenharia florestal, geografia, biologia ou áreas afins, capacidade de comunicação em língua inglesa, experiências em gestão de áreas protegidas, entre outros.

O profissional  assumirá o cargo de Assessor Técnico – Área de Conservação e Uso Sustentável de Recursos Naturais e de Manejo do Fogo. A experiência profissional exigida inclui: experiência em iniciativas de gestão sustentável de recursos naturais, desenvolvimento rural, políticas ambientais e / ou planejamento e gestão de unidades de conservação; experiência em iniciativas de mobilização e atuação conjunta de atores governamentais (de diferentes esferas administrativas) e não governamentai experiência na assessoria e na coordenação e cooperação;
experiência e atuação em processos que envolvam participação social em iniciativas de conservação e uso sustentável de recursos naturais e da biodiversidade, por exemplo, através de metodologias participativas; conhecimentos de políticas e programas e instrumentos relacionados à conservação e ao uso sustentável de recursos naturais, gestão de unidades de conservação, políticas ambientais e relacionadas a mudanças climáticas (tais como SNUC, PNAP, PPCerrado, etc.) conhecimentos sobre conservação e uso sustentável do bioma Cerrado.

O perfil desejado, as atribuições e mais detalhes do projeto estão disponíveis neste documento.  A data prevista para início é no final de outubro de 2013. O contrato terá duração de um ano com possibilidade de mais dois anos de extensão.

Interessados devem enviar currículo, no formato que está disponível através deste link, para o Dr. Johannes Dietz: dietz@ambero.de; com cópia para nachaim@uol.com.br.

 


Anuncie no Portal MundoGEO

Para anunciar uma vaga no Portal MundoGEO, envie um e-mail para redacao@mundogeo.com com a descrição do cargo, o local de trabalho e o e-mail para contato.

Aproveite a promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto e concorre a navegadores GPS da Garmin.