O Projeto DPA-VANT concluiu, entre os dias 3 e 7 de outubro, a sétima campanha de ensaios (Operação DPA 7), realizada na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP). O Projeto, coordenado pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), tem o objetivo de desenvolver um demonstrador de tecnologia de um Sistema de Decolagem e Pouso Automáticos (DPA) para Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs ou Drones).

VANT Acauã na pista do 1°EIA Foto: IAE

Nesta etapa da operação, foram realizados nove voos com o Protótipo 03 do VANT Acauã. Durante a preparação para os ensaios de pouso automático da aeronave, as equipes pesquisaram ajustes dos ganhos das malhas de controle do piloto automático na rampa de aproximação.

A operação foi apoiada pela Academia da Força Aérea – com a utilização das pistas do Esquadrão de Instrução Aérea (1° EIA). Além disso, foi alocado, durante os ensaios tripulados, um helicóptero H-50 Esquilo – que tem a função de acompanhar e verificar a segurança dos testes realizados.

O projeto – que conta com a participação do Centro Tecnológico do Exército (CTEx) e do Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM) – é também apoiado pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), através da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A Operação DPA 7 contou com cerca de 40 participantes de diversos setores do DCTA e com integrantes das empresas BCC (software) e Flight Technologies (controle).

Fonte: DefesaNet