A influência das geotecnologias nas chamadas Ciências da Terra pode ser amplamente sentida nos diversos trabalhos de divulgação científica e nos projetos desenvolvidos por empresas do setor. As possibilidades ampliadas pelo uso destas ferramentas em geografia, geologia, meio ambiente e tantas outras é uma realidade e tendem a uma expansão cada vez mais intensa.

Modelo digital do terreno demonstrando estruturas humanas escondidas por densa vegetação

No entanto, essa pode não ser uma realidade tão visível quando se trata de pensar as diferentes aplicações de geo para as ciências sociais. Grandes iniciativas, tanto do setor público como privado, estão surgindo em diversas áreas de análise socio-espacial, utilizando geo como base ferramental, destacando-se principalmente as de cunho econômico.

Atualmente, uma grande influência advinda da geografia está sendo novamente incorporada pela arqueologia como ferramenta nos estudos do passado: as geotecnologias. Diversos trabalhos estão sendo desenvolvidos, tanto no exterior como em território brasileiro, utilizando intensamente ferramentas como SIG, Sensoriamento Remoto e os sistemas de posicionamento global, desde a fase de preparação das pesquisas até a ponta final, na gestão do patrimônio.

Este artigo faz parte da revista MundoGEO 73, que já está disponível no Portal MundoGEO. Para ler na íntegra, acesse o artigo Arqueologia e Geotecnologias.