Em 2013 serão apresentados exemplos de aplicações na agricultura e no meio ambiente

Especialistas, técnicos e estudantes interessados na aplicação da tecnologia de geoprocessamento podem se inscrever no Curso de Introdução ao Geoprocessamento oferecido pela Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), de 7 a 8 de novembro, das 8 às 17h, com a parte prática em seu Laboratório de Geotecnologias e Métodos Quantitativos.

O curso será coordenado pela pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente Emília Hamada e apresentará os principais conceitos envolvidos na disciplina de Geoprocessamento, por meio de exposições teóricas e de atividades práticas, com exemplos de aplicação na agricultura e no meio ambiente.

Além da pesquisadora, o curso também terá a participação da engenheira cartógrafa Renata Ribeiro do Valle Gonçalves, dos engenheiros agrícolas Bruno Silva Oliveira e Sulimar Munira Caparoci Nogueira e do engenheiro agrônomo José Tadeu de Oliveira Lana.

O termo geoprocessamento surgiu com a introdução dos conceitos de manipulação de dados espaciais georreferenciados por meio de instrumentos computacionais chamados de Sistemas de Informações Geográficas – SIG. De acordo com Emília, “um SIG é constituído por um conjunto de ferramentas especializadas em adquirir, armazenar, recuperar, transformar e emitir informações espaciais, tornando-se, desta forma, cada vez mais utilizado nos diversos campos de estudo, como a agricultura, o meio ambiente e os recursos naturais”.

“Além de introduzir os conceitos básicos de SIG, explica Emília, serão apresentados e discutidos fundamentos de cartografia, cartografia temática e introdução ao sensoriamento remoto”.

Programação diversificada

A programação abordará a evolução histórica do SIG, dados vetoriais e matriciais, fundamentos de cartografia, posicionamento na Terra, sistemas de coordenadas, projeção cartográfica, sistemas de coordenadas, escala, classificação de Mapas e Cartas, elementos de planimetria e altimetria, fonte de dados, cartografia temática, linguagem cartográfica, teoria da comunicação, instrumentos de representação, interação da radiação eletromagnética e principais alvos, principais satélites e sensores, imagens de satélite e técnicas de processamento digital de imagens.

Na parte prática os participantes poderão consolidar o conhecimento teórico com os exercícios propostos em agroclimatologia e em uso da terra, utilizando um aplicativo de SIG.

O valor da inscrição é de 550 reais para profissionais e 500 reais para estudantes. As vagas são limitadas a 10 participantes. Mais informações no site http://www.cnpma.embrapa.br/nova/mostra2.php3?id=1117&it=ev


Aproveite a promoção e assine a revista MundoGEO por 1 ano com 50% de desconto e ganhe o Anuário de Empresas MundoGEO 2014!