O Portal MundoGEO publica, toda semana, as mais recentes oportunidades de trabalho na área de geoinformação. São empregos com carteira assinada, trabalhos temporários, processos seletivos, concursos públicos, licitações, estágios e programas de trainee.

Empregos

Cargo: Técnico GIS (GIS Geophysical Technician). Segundo a empresa, esta vaga será preenchida por Geólogos, Geógrafos, Oceanógrafos, ou Técnico de TI, especializados em GIS. Além disso, é necessário ter grande experiência em sistemas GIS (ArcGIS principalmente), formação técnica ou experiência em análise ambiental e cartografia, inglês avançado. Cursos em sistemas GIS e cartografia são desejáveis. O contratado será responsável pela criação e gestão de uma Geodatabase usando todos os dados ambientais adquiridos em nossas atividades no Brasil. É esperado que o profissional suporte as atividades de todas as linhas de negócios em termos de GIS e produza mapas técnicos para ANP e Ibama, por exemplo.
Empresa: CGG
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: Interessados devem encaminhar currículo para brl.recruitment@cgg.com

Cargos:Geógrafos, Geólogos e Engenheiros Ambientais. Para participar do processo de seleção os interessados devem possuir boa capacidade de comunicação e capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares (geógrafos, geólogos, arquitetos, biólogos e engenheiros) em período integrale, e conhecimento nas ferramentas do Microsoft Office. Além disso, os profissionais devem ter interesse na participação em projetos de avaliação de impacto ambiental e licenciamento ambiental, desenvolvimento de estudos e diagnósticos relacionados ao Meio Físico (Geologia, Pedologia, Geomorfologia, Recursos Hídricos, clima…). O contratado será responsável por trabalhos de campo relacionados a diagnósticos do meio físico e, elaboração de textos para composição de Estudos de Avaliação de Impacto Ambiental.
Empresa: WALM Engenharia e Tecnologia Ambiental
Local: São Paulo (SP)
Contato: Para inscrição ao processo seletivo, basta cadastrar o currículo em nosso site, preenchendo o campo de área de interesse
com Meio Físico: http://www.walmambiental.com.br/walm/walm_trabalhe_conosco.htm. As inscrições serão aceitas até dia 02 de novembro.

Cargo:Topógrafo. Para se candidatar a esta vaga é desejável experiência na área de topografia e curso completo de Técnico em Agrimensura.
Empresa: Não informado
Local: Divinópolis (MG)
Contato: Interessados devem enviar currículo para qualidade@magalhaeschaves.com.br

Cargo: Gerente de Vendas. Segundo a empresa, os pré-requisitos para participar do processo de seleção são: ensino superior completo em Engenharia, Tecnologia da Informação, Cartografia, Agronomia, Agrimensura, Geografia ou áreas afins; experiência na comercialização de tecnologias Esri; ter atuado nas áreas de infraestrutura, engenharia e utilities; disponibilidade para viagens; e inglês avançado. Além disso, é desejável experiência em vendas no ramo de geotecnologias e tecnologia da Informação, habilidade de negociação, elaboração de propostas técnicas e comerciais, definição de arquitetura de soluções em geotecnologia, capacidade de interagir diretamente com o cliente e identificar as vantagens dos sistemas e soluções da Neogeo para o cliente. O profissional atuará como Vendedor/Analista de Negócios Neogeo, comercializando tecnologias Esri e sistema geodominus.
Empresa: Avanti Prima
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: Interessados em participar do processo de seleção devem cadastrar currículo no da Avanti Prima, através do site http://www.avantiprima.com.br/trabalhe.php.

Cargo: Engenheiro Cartógrafo ou Engenheiro Civil. Segundo com a empresa, para participar do processo de seleção, os interessados devem possuir graduação em Engenharia Cartográfica ou Engenheria Civil. Além disso, é necessário ter experiência com Planta de Valores e bons conhecimentos em informática. O profissional será responsável pelas atividades voltadas para o desenvolvimento de Plantas de Valores.
Empresa: Geodados Tecnologia
Local: São José do Rio Preto (SP)
Contato: O salário é a combinar e a vaga conta com benefícios. Interessados devem encaminhar currículo para preselecao@geodados.com.br.

Cargo: Geógrafo. Para se candidatar a esta vaga, o interessado deve ter conhecimento amplo em ArcGIS. O profissional será responsável pelas atividades voltadas para o desenvolvimento cartográfico municipal. A carga horária é de 40 horas semanais. O salário é a combinar e a vaga conta com benefícios.
Empresa: Geodados Tecnologia
Local: São José do Rio Preto (SP)
Contato: Esta vaga já foi preenchida. A Geodados Tecnologia agradece a todos que participaram do processo de seleção.

Cargo: Analista de Banco de Dados. Para se candidatar a esta vaga, os profissionais devem ter formação em Analise Desenvolvimento Sistemas ou Ciências da Computação; inglês intermediário; disponibilidade para viagens (indispensável); experiência em atividades de pré-vendas; formação em informática; conhecimento em processos, ETL (Extração Transformação; carga bancos de dados e, sistemas Web. Os benefícios para este cargo incluem seguro de vida, convênio médico, vale-transporte e alimentação.
Empresa: Inovação Tecnologia da Informação Geográfica
Local: São José dos Campos (SP)
Contato: Interessados em participar do processo de seleção devem entrar em contato com Jocenir Souza ou Juliana Oliveira, através do telefone: (12) 3949 1989.

Cargo: Topógrafo de Campo e Auxiliar de Campo. O topógrafo atuará em campo, em levantamentos para controle geométrico de terraplanagem, levantamentos de áreas de cortes e aterros. É necessário ter experiência em manuseio de estação total e GPS geodésico.
Empresa: Senografia Sensoriamento Remoto Ltda
Local: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul
Contato: Interessados devem enviar currículo para curriculo@senografia.com.br

Concursos e Processos Seletivos

Cargos:Engenheiro Agrimensor, Engenheiro-Agrônomo, Engenheiro Florestal, Geógrafo, Tecnólogo em Meio Ambiente, Administrador, Analista em Comunicação Social, Analista Técnico Jurídico, Assistente Social, Contador, Economista, Promotor Cultural, Secretário Executivo, Tecnólogo em Agronegócio, e Tecnólogo em Gestão Pública.
Instituição: Instituto de Terras e Colonização de Roraima (Iteraima)
Local: Diversas cidades de Roraima (RR)
Contato: As inscrições devem ser realizadas no período de 14 de outubro de 2013 a 5 de novembro de 2013, pelo site www.uerr.edu.br. Para mais informações o edital pode ser acessado aqui.

Cargo:Duas vagas para Professor Adjunto A do Departamento de Geodésia. Os requisitos específicos são: doutorado em sensoriamento remoto, ciências geodésicas, ciências cartográficas, geografia, geociências, em outros programas de pós-graduação na área do concurso ou em áreas afins (ciências exatas e da terra, engenharias, meteorologia, geofísica e arquitetura).
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Local: Porto Alegre (RS)
Contato: Interessados devem realizar inscrição entre os dias 29 de outubro e 12 de novembro, através do site.

Cargo: Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas A I. (nível superior com mestrado). As vagas se dividem em três áreas de conhecimento: Demografia, Estatística e Organização e Gestão do Território, e exigem exigem titulação mínima de mestre. As remunerações variam entre 7.047,38 e 8.907,45 reais, de acordo com a titulação dos aprovados. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, que podem ser distribuídas de segunda a sexta-feira, inclusive no turno da noite, e aos sábados, no turno da manhã.
Instituição: ENCE
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: As inscrições poderão ser feitas de 29 de outubro a 28 de novembro pelo site www.ence.ibge.gov.br/concurso2013, onde será disponibilizado o edital na íntegra. A taxa de inscrição será de 140,00 reais. O edital desta seleção e também dos outros três concursos em andamento para o IBGE podem ser consultados no portal do IBGE.

Cargos: 91 vagas distribuídas entre os cargos de assistente administrativo e assistente técnico, para nível médio, e analista administrativo, analista de desenvolvimento urbano e regional, analista de geomática e analista jurídico, para nível superior. As remunerações iniciais são de 2.619 reais para o nível médio e de 3.734 para nível superior. Além disso, a instituição oferece como benefícios: auxílio alimentação, assistência médica, seguro de vida em grupo, auxílio funeral, auxílio creche para funcionárias e vale transporte.
Instituição: Emplasa
Local: As vagas oferecidas são para São Paulo, Capital, e distribuídas nas Unidades da Emplasa
Contato: O concurso público será realizado pela Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Fundação Vunesp) e as inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pelo site da Vunesp, das 10 horas de 21 de outubro às 16 horas de 29 de novembro. Para mais informações acesse o edital do concurso da Emplasa.

Cargo: Professor de Geografia Humana/Geografia Urbana. Para se candidatar a esta vaga, interessados devem possuir Graduação em Geografia e Doutorado em Geografia.
Instituição: Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
Local: São Luís (MA)
Contato: Interessados devem realizar a inscrição até o dia 18 de outubro. Para mais informações o edital pode ser acessado aqui.

Cargo: 12 vagas do cargo de Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas A I (nível superior). As remunerações variam entre 7.047,38 e 8.907,45 reais, de acordo com a titulação dos aprovados.
Instituição: IBGE
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: As inscrições poderão ser feitas de 8 a 31 de outubro pelo site, também pelo site da Cesgranrio. O edital pode ser consultado no portal do IBGE.

Cargo: Analista de Geotecnologia (NS). Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo, Engenharia, Geografia ou na área de informática, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação; e registro profissional no Conselho de Arquitetura e Urbanismo ou no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, de acordo com a sua área de formação, ou, para os graduados na área de informática, no órgão fiscalizador da sua profissão, se for o caso. O profissional dará suporte a execução, planejamento, organização e supervisão das atividades de inteligência geográfica com base nos direcionamentos estratégicos.
Instituição: Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU)
Local: Brasília (DF)
Contato: As inscrições deverão ser feitas exclusivamente via internet no endereço eletrônico www.iades.com.br entre 27 de setembro e 27 de outubro de 2013.

Cargo: Professor de Geografia com ênfase em Geografia Humana. Segundo a instituição, esta oportunidade será preenchida por profissionais com graduação e  mestrado em Geografia, com ênfase em Geografia Humana.
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Local: Manaus (AM)
Contato: As inscrições poderão ser realizadas através dos correios, com a envio do requerimento de inscrição e demais documentos do período de 1 de outubro a 1 de novembro de 2013. Para mais informações acesse a página do concurso: http://www1.uea.edu.br/concurso.php?dest=info&tipo=C&concurso=2242

Cargo: Analista de desenvolvimento urbano e regional, analista em geomática, analista administrativo e analista jurídico.
Instituição: Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa)
Local: Não informado
Contato: Segundo a assessoria de comunicação da empresa, o edital deverá ser lançado ainda neste mês. As inscrições estão previstas para o final de outubro/início de novembro deste ano.

Oportunidades

Bolsa: Tecnologia da Informação TT5. Para esta vaga, o profissional deve ser graduado, especialista em TI com pelo menos cinco anos de experiência ou título de doutorado; não ter  vínculo empregatício, com dedicação de 16 a 40 horas semanais (o valor da Bolsa a ser paga será proporcional ao número de horas semanais). O tempo de trabalho em áreas associadas ao projeto (geoprocessamento, analise ambiental e outras), deve ser compatível com o necessário para bolsa TT5. O bolsista irá desenvolver as seguintes atividades: geoprocessamento de dados ambientais, interpolação de dados em mapas, publicação de dados, simbolização e organização dos temas em mapas temáticos, preenchimento dos metadados no Geoportal, apoio na implementação da interface amigável e no entendimento aos gestores que avaliarão os produtos.
Instituição: Fapesp
Local: São Paulo (USP) e Taboão da Serra (SP)
Contato: Os interessados devem realizar inscrição até o dia 27 de outubro. Para mais informações sobre a bolsa e como se increver acesse: www.fapesp.br/2615

Bolsa: Bolsa de pós-doutorado para o Programa de Pós-Graduação em Ciência do Sistema Terrestre (PG-CST). A oportunidade faz parte do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES, regulamentado pela portaria nº 86/2013. A bolsa é destinada ao período de dezembro de 2013 a novembro de 2014 e pode ser renovada anualmente por no máximo cinco anos.
Instituição: Inpe
Local: São José dos Campos (SP)
Contato: Os requisitos, procedimentos para inscrição e as informações sobre documentação e plano de trabalho, entre outras, estão na chamada disponível aqui. Os interessados devem enviar o material para pgcst@inpe.br.

Bolsa: O Projeto Temático “Lógicas econômicas e práticas espaciais contemporâneas: cidades médias e consumo”, apoiado pela Fapesp, tem três oportunidades de Bolsa de Pós-Doutorado. Será oferecida uma bolsa para cada linha de pesquisa sugerida. São elas: “As redes de eletrodomésticos em seis cidades médias brasileiras: pautas de distribuição espacial, evolução recente e importância do comércio eletrônico”, “Novos padrões de consumo imobiliário e estratégias das empresas incorporadoras em cidades médias: Londrina, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto” e “A sociedade do consumo nas cidades médias brasileiras: os novos hábitos alimentares e seus espaços de consumo”. Para participar do processo seletivo, os interessados devem enviar um texto com informações sobre a relação entre a sua formação como pesquisador e o projeto de pesquisa em desenvolvimento, o Curriculum Vitae (plataforma Lattes) e a tese de doutorado. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.908,80 mensais) e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa. Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Local: Presidente Prudente (SP)
Contato: As inscrições devem ser encaminhadas aos cuidados de Renata Sakurai, pelo e-mail gasperr@fct.unesp.br. Outras informações podem ser obtidas com as coordenadoras do projeto Maria Encarnação Beltrão Sposito  (mebsposito@gmail.com) e Eda Maria Góes (eda@fct.unesp.br). A data limite para inscrições é 20 de dezembro de 2013. Mais informações sobre a oportunidade: http://www.fapesp.br/oportunidades/499.

Trainee: Programa de Trainee em Geotecnologia. Para participar do processo de seleção, é necessário possuir ensino superior, cursando ou completo, em Geografia, Engenharia da Computação, Geologia, Geoprocessamento ou áreas afins. Além disso, os interessados devem ter inglês intermediário. Segundo a empresa, o profissional contratado irá atuar no suporte de soluções para os nossos clientes, propor soluções utilizando as tecnologias da empresa, captar novos negócios, além de prestar consultoria aos clientes.
Empresa: Imagem
Local: As oportunidades estão distribuídas entre (8) São José dos Campos (SP), (2) Brasília (DF) e (2) Rio de Janeiro (RJ).
Contato:
Os benefícios incluem assistência médica/medicina em grupo, assistência odontológica, participação nos lucros e restaurante na empresa. Interessados em participar do processo de seleção devem enviar o currículo para rh@img.com.br com o assunto “Trainee em Geotecnologia”.

Bolsa: Programa de Mestrado e Doutorado da Sub-Área de Informações Espaciais. As vagas disponíveis são para Planejamento e Operação de Transportes, Infraestrutura de Transportes, e Informações Espaciais (opções em Topografia e Geodésia ou Geoprocessamento). Além disso, este programa oferece aos profissionais e pesquisadores de Geomática e Soluções Geoespaciais as seguintes linhas de pesquisa: Cartografia: Cartografia Digital aplicada a Mapas Históricos; Visualização Cartográfica Multimídia em Sistemas de Mapeamento Móvel; Geoprocessamento: Geoprocessamento Aplicado em Logística, Transporte e Meio Ambiente; Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE); Sensoriamento Remoto e Análises Espaciais; Sistemas Inteligentes de Transporte (ITS); Topografia e Geodésia: Topografia e Geodésia; Modelagem Digital de Terrenos; Posicionamento Geodésico por Satélite e suas Aplicações; Fusão de Sensores e Dados para Melhoria do Posicionamento de Veículos; Veículos Autônomos Terrestres.
Instituição:
Escola Politécnica da USP (Poli-USP)
Local:
São Paulo (SP)
Contato: Interessados devem ler atentamente o edital, disponível no site do Departamento Engenharia de Transportes. As inscrições vão até o dia 1 de novembro. Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo telefone (11) 3091 5202 / 5297 ou via e-mail para p.santana@usp.br.

Bolsa: Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE), de Pós-doutorado no Exterior (PDE) e de Doutorado no Exterior (GDE), direcionadas a projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico para o setor aeroespacial brasileiro no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF). Serão concedidas até 25 bolsas de PDE, pelo período de seis a 12 meses cada, podendo ser prorrogada desde que não ultrapasse o total de 24 meses; até 42 bolsas para GDE, por 36 meses cada, podendo ser prorrogada por até 12 meses; e até 19 bolsas de SWE, pelo período de três a 12 meses cada. Há ainda oportunidades para pós-graduação, a chamada terá oferta de bolsas para Atração de Jovens Talentos (BJT), por até 36 meses cada, e Pesquisador Visitante Especial (PVE), também pelo mesmo período, sem direito à prorrogação.
Instituição: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Locais: Estados Unidos, a Alemanha, a França, a Rússia, a Índia e o Canadá
Contato: Interessados devem realizar a inscrição até o dia 29 de outubro, através do site.

Bolsa:Uma (1) Bolsa de Pós-Doutorado em Ciências Cartográficas para atuar junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas. Segundo a instituição, a bolsa terá duração de 12 meses, com a possibilidade de renovação para os contemplados que não possuam vínculo empregatício. O valor da bolsa é 4.100 reais.
Instituição: Unesp
Local: São Paulo (SP)
Contato: O candidato deve encaminhar para o e-mail: posgrad@fct.unesp.br, os seguintes documentos: Plano de Trabalho e CV Lattes atualizado. Para mais informações entrar em contato via email posgrad@fct.unesp.br


Anuncie no Portal MundoGEO

Para anunciar uma vaga no Portal MundoGEO, envie um e-mail para redacao@mundogeo.com com a descrição do cargo, o local de trabalho e o e-mail para contato.