O Portal MundoGEO publica, toda semana, as mais recentes oportunidades de trabalho na área de geoinformação. São empregos com carteira assinada, trabalhos temporários, processos seletivos, concursos públicos, licitações, estágios e programas de trainee.

Estágios

Cargo: Estagiário em geografia. O contratado será responsável  pelas seguintes funções: preparação das planilhas de excel, para geocodificação de dados; geocodificação de pontos por endereços; elaboração de Hotsposts nos mapas; elaboração de mapas temáticos; elaboração de Mapas oriundos de demandas extras da Secretaria ou da GCM; elaboração de mapas do google earth; conversão de google earth em mapas cartográficos pelo software Mapinfo 10.5. O valor mensal é de 690 reais, mais benefícios. O estagiário fará o horário da manhã, das 8h-12h (4h diárias). Os estagiários serão selecionados pela CAP/SMSU, e farão o processo seletivo junto ao CIEE conforme as regras da CIEE para a Prefeitura Municipal de São Paulo.
Instituição: Prefeitura Municipal de São Paulo (SP)
Local: São Paulo (SP)
Contato: Interessados devem enviar o currículos e dúvidas para capsmsu@prefeitura.sp.gov.br e vivianemsantos@prefeitura.sp.gov.br

Cargo: Estagiário de Geoprocessamento. Segundo a empresa, esta vaga será preenchida por graduandos em Engenharia Ambiental, Florestal, Cartográfica, Agrimensura, Geografia, Biologia ou Geologia. Além disso, é necessário conhecimentos sólidos em cartografia, SIGs (ArcGIS, QGIS, gvSIG, ENVI), processos de licenciamento ambiental, experiência na área de geoprocessamento e disponibilidade para viagens. Conhecimentos em programação será considerado um diferencial.
Empresa: Medral Geotecnologias
Local: Barra Funda – São Paulo (SP)
Contato: Interessados em participar do processo de seleção devem enviar currículo para o e-mail vanessa.silva@medralgeo.com.br inserindo no campo assunto “Estágio Geoprocessamento”.

Cargo: Duas (2) vagas para estagiários. Segundo a instituição, ambas as vagas serão preenchidas por alunos dos seguintes cursos de graduação, com conclusão prevista para 2015:  geografia, economia, relações internacionais, gestão de políticas públicas, engenharia civil, engenharia elétrica, engenharia de produção, planejamento territorial e, administração de empresas. Além disso, o profissional deve possuir boa comunicação oral e escrita, inglês avançado a fluente e, conhecimento do pacote Office (Windows, internet, Excel, Word, Powerpoint). A bolsa auxílio é de 1.267 reais mais vale transporte e refeição.
Empresa: Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (Investe São Paulo)
Local: São Paulo (SP)
Contato: Os interessados que atendam aos requisitos devem enviar currículo para angela@cieesp.org.br.

Empregos

Cargo: Gerente de Projetos na área de Cartografia.
Empresa: Topocart
Local: Brasília (DF)
Contato: Interessados devem enviar currículo para recrutamento@topocart.com.br

Cargo:Técnico GIS (GIS Geophysical Technician). Segundo a empresa, esta vaga será preenchida por Geólogos, Geógrafos, Oceanógrafos, ou Técnico de TI, especializados em GIS. Além disso, é necessário ter grande experiência em sistemas GIS (ArcGIS principalmente), formação técnica ou experiência em análise ambiental e cartografia, inglês avançado. Cursos em sistemas GIS e cartografia são desejáveis. O contratado será responsável pela criação e gestão de uma Geodatabase usando todos os dados ambientais adquiridos em nossas atividades no Brasil. É esperado que o profissional suporte as atividades de todas as linhas de negócios em termos de GIS e produza mapas técnicos para ANP e Ibama, por exemplo.
Empresa: CGG
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: Interessados devem encaminhar currículo para brl.recruitment@cgg.com

Cargos: Geógrafos, Geólogos e Engenheiros Ambientais. Para participar do processo de seleção os interessados devem possuir boa capacidade de comunicação e capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares (geógrafos, geólogos, arquitetos, biólogos e engenheiros) em período integrale, e conhecimento nas ferramentas do Microsoft Office. Além disso, os profissionais devem ter interesse na participação em projetos de avaliação de impacto ambiental e licenciamento ambiental, desenvolvimento de estudos e diagnósticos relacionados ao Meio Físico (Geologia, Pedologia, Geomorfologia, Recursos Hídricos, clima…). O contratado será responsável por trabalhos de campo relacionados a diagnósticos do meio físico e, elaboração de textos para composição de Estudos de Avaliação de Impacto Ambiental.
Empresa: WALM Engenharia e Tecnologia Ambiental
Local: São Paulo (SP)
Contato: Para inscrição ao processo seletivo, basta cadastrar o currículo em nosso site, preenchendo o campo de área de interesse
com Meio Físico: http://www.walmambiental.com.br/walm/walm_trabalhe_conosco.htm. As inscrições serão aceitas até dia 02 de novembro.

Cargo: Topógrafo. Para se candidatar a esta vaga é desejável experiência na área de topografia e curso completo de Técnico em Agrimensura.
Empresa: Não informado
Local: Divinópolis (MG)
Contato: Interessados devem enviar currículo para qualidade@magalhaeschaves.com.br

Cargo: Gerente de Vendas. Segundo a empresa, os pré-requisitos para participar do processo de seleção são: ensino superior completo em Engenharia, Tecnologia da Informação, Cartografia, Agronomia, Agrimensura, Geografia ou áreas afins; experiência na comercialização de tecnologias Esri; ter atuado nas áreas de infraestrutura, engenharia e utilities; disponibilidade para viagens; e inglês avançado. Além disso, é desejável experiência em vendas no ramo de geotecnologias e tecnologia da Informação, habilidade de negociação, elaboração de propostas técnicas e comerciais, definição de arquitetura de soluções em geotecnologia, capacidade de interagir diretamente com o cliente e identificar as vantagens dos sistemas e soluções da Neogeo para o cliente. O profissional atuará como Vendedor/Analista de Negócios Neogeo, comercializando tecnologias Esri e sistema geodominus.
Empresa: Avanti Prima
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: Interessados em participar do processo de seleção devem cadastrar currículo no da Avanti Prima, através do site http://www.avantiprima.com.br/trabalhe.php.

Cargo: Engenheiro Cartógrafo ou Engenheiro Civil. Segundo com a empresa, para participar do processo de seleção, os interessados devem possuir graduação em Engenharia Cartográfica ou Engenheria Civil. Além disso, é necessário ter experiência com Planta de Valores e bons conhecimentos em informática. O profissional será responsável pelas atividades voltadas para o desenvolvimento de Plantas de Valores.
Empresa: Geodados Tecnologia
Local: São José do Rio Preto (SP)
Contato: O salário é a combinar e a vaga conta com benefícios. Interessados devem encaminhar currículo para preselecao@geodados.com.br.

Concursos e Processos Seletivos

Cargo: Professor Classe Assistente (Mestrado) para a área de Topografia Geral, Topografia e Cartografia, Sistema de Informação Geográfica (SIG).
Instituição: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
Local: Campus de Itapetinga – Bahia
Contato: Interessados devem realizar inscrição até o dia 06 de novembro. Para mais informações o edital completo está disponível aqui.

Cargo: Professor de Ciências Exatas e da Terra/Geografia Física. Segundo consta o edital, para participar do certame, é necessário ser graduado em Geografia com doutorado em Geografia ou doutorado em Ciências do Solo. O profissional será responsável por lecionar as seguintes matérias: Noções básicas de Cartografia, Cartografia aplicada ao Ensino de Geografia, Cartografia Básica, Cartografia Temática e Solos.
Instituição:
Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
Local: Rio Grande (RS)
Contato: Maiores informações e requerimento de inscrições podem ser obtidas diretamente no site, através do endereço http://www.progep.furg.br/bin/edital/index.php?id_edital=287.

Cargo: Processo Seletivo Simplificado com 31 vagas para a área de Logística, convênios e contratos, 80 para Arqueologia e 52 para profissionais de Arquitetura ou Engenharia Civil, incluindo, entre elas, as vagas destinadas a pessoas com necessidades especiais. A remuneração é de 6.130 reais para a área de Logística, convênios e contratos e 8.300 reais para os outros cargos.
Instituição: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)
Locais: Os contratados serão designados para a sede do IPHAN, em Brasília, e para as cidades de Rio Branco (AC), Maceió (AL), Manaus (AM), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Vitória (ES), Goiânia (GO), São Luís (MA), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Belém (PA), João Pessoa (PB), Recife (PE), Teresina (PI), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Aracaju (SE), São Paulo (SP) e Palmas (TO). No caso da área de Arquitetura ou Engenharia Civil, também haverá vagas em cidades do interior de alguns Estados.
Contato: As atribuições dos cargos e o programa de provas constam no edital completo e os interessados no certame devem se inscrever de 25 de outubro de 2013 a 18 de novembro de 2013 pelo endereço eletrônico www.iades.com.br

Cargo: Professor de Geografia Humana e Geotecnologias Aplicadas a Geografia. Segundo consta o edital, a vaga para Professor de Geografia Humana será preenchida por profissionais graduados e com mestrado em geografia. Já o pré-requisito para a matéria de Geotecnologias Aplicadas a Geografia, inclui graduação em geografia ou em engenharia ambiental ou em engenharia cartográfica ou em engenharia florestal.
Instituição: Unioeste – Campus Francisco Beltrão (PR)
Local: Francisco Beltrão (PR)
Contato: Interessados em participar do processo de seleção devem realizar inscrição, entre os dias 30 de outubro e 18 de novembro, através do site www.unioeste.br/concursos.

Cargos: Engenheiro Agrimensor, Engenheiro-Agrônomo, Engenheiro Florestal, Geógrafo, Tecnólogo em Meio Ambiente, Administrador, Analista em Comunicação Social, Analista Técnico Jurídico, Assistente Social, Contador, Economista, Promotor Cultural, Secretário Executivo, Tecnólogo em Agronegócio, e Tecnólogo em Gestão Pública.
Instituição: Instituto de Terras e Colonização de Roraima (Iteraima)
Local: Diversas cidades de Roraima (RR)
Contato: As inscrições devem ser realizadas no período de 14 de outubro de 2013 a 5 de novembro de 2013, pelo site www.uerr.edu.br. Para mais informações o edital pode ser acessado aqui.

Cargo: Duas vagas para Professor Adjunto A do Departamento de Geodésia. Os requisitos específicos são: doutorado em sensoriamento remoto, ciências geodésicas, ciências cartográficas, geografia, geociências, em outros programas de pós-graduação na área do concurso ou em áreas afins (ciências exatas e da terra, engenharias, meteorologia, geofísica e arquitetura).
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Local: Porto Alegre (RS)
Contato: Interessados devem realizar inscrição entre os dias 29 de outubro e 12 de novembro, através do site.

Cargo: Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas A I. (nível superior com mestrado). As vagas se dividem em três áreas de conhecimento: Demografia, Estatística e Organização e Gestão do Território, e exigem exigem titulação mínima de mestre. As remunerações variam entre 7.047,38 e 8.907,45 reais, de acordo com a titulação dos aprovados. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, que podem ser distribuídas de segunda a sexta-feira, inclusive no turno da noite, e aos sábados, no turno da manhã.
Instituição: ENCE
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: As inscrições poderão ser feitas de 29 de outubro a 28 de novembro pelo site www.ence.ibge.gov.br/concurso2013, onde será disponibilizado o edital na íntegra. A taxa de inscrição será de 140,00 reais. O edital desta seleção e também dos outros três concursos em andamento para o IBGE podem ser consultados no portal do IBGE.

Cargos: 91 vagas distribuídas entre os cargos de assistente administrativo e assistente técnico, para nível médio, e analista administrativo, analista de desenvolvimento urbano e regional, analista de geomática e analista jurídico, para nível superior. As remunerações iniciais são de 2.619 reais para o nível médio e de 3.734 para nível superior. Além disso, a instituição oferece como benefícios: auxílio alimentação, assistência médica, seguro de vida em grupo, auxílio funeral, auxílio creche para funcionárias e vale transporte.
Instituição: Emplasa
Local: As vagas oferecidas são para São Paulo, Capital, e distribuídas nas Unidades da Emplasa
Contato: O concurso público será realizado pela Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Fundação Vunesp) e as inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pelo site da Vunesp, das 10 horas de 21 de outubro às 16 horas de 29 de novembro. Para mais informações acesse o edital do concurso da Emplasa.

Cargo: Professor de Geografia com ênfase em Geografia Humana. Segundo a instituição, esta oportunidade será preenchida por profissionais com graduação e  mestrado em Geografia, com ênfase em Geografia Humana.
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Local: Manaus (AM)
Contato: As inscrições poderão ser realizadas através dos correios, com a envio do requerimento de inscrição e demais documentos do período de 1 de outubro a 1 de novembro de 2013. Para mais informações acesse a página do concurso: http://www1.uea.edu.br/concurso.php?dest=info&tipo=C&concurso=2242

Oportunidades

Licitação: Contratação de serviços para elaboração do Plano Cartográfico Estadual de Tocantins. Os produtos que devem ser elaborados são: roteiro metodológico; relatório contendo levantamento da infraestrutura de dados geoespaciais do estado do Tocantins, e da estrutura organizacional da comissão estadual de cartografia; plano cartográfico do Tocantins – versão preliminar; plano cartográfico do Tocantins – versão final; e relatório de definição e implantação de normas e especificações para geração de documentos cartográficos.
Instituição: Seplan
Local: Tocantins
Contato: Interessados devem ler atentamente o termo de referência e o orçamento.

Bolsa:Programa de Pós-graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação. Segundo a instituição, para participar do processo de seleção, é exigida graduação nas áreas de Ciências Exatas e da Terra ou Engenharias ou áreas afins, realizada em instituições reconhecidas pelo MEC. Além disso, será considerada a aderência da proposta às linhas de pesquisa do Programa: Análise e Modelagem Espacial:  aplicação  de sistemas de geoinformação, com base nas ciências cartográficas, utilizando técnicas de análise, modelagem, banco de dados e multimídia; Análise e Processamento de Imagens: estudos e aplicações de informações espaciais, espectrais e temporais de sensoriamento remoto; Posicionamento Geodésico e Cadastro Imobiliário:  aplicação dos conceitos das ciências geodésicas e suas tecnologias de medição na engenharia e no gerenciamento e dimensionamento territorial urbano e rural.
Instituição: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Local: Recife (PE)
Contato: Interessados devem se inscrever de 04 a 28 de novembro. Para mais informações e inscrições o edital pode ser acessado aqui.

Bolsa: Bolsa de pós-doutorado para o Programa de Pós-Graduação em Ciência do Sistema Terrestre (PG-CST). A oportunidade faz parte do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES, regulamentado pela portaria nº 86/2013. A bolsa é destinada ao período de dezembro de 2013 a novembro de 2014 e pode ser renovada anualmente por no máximo cinco anos.
Instituição: Inpe
Local: São José dos Campos (SP)
Contato: Os requisitos, procedimentos para inscrição e as informações sobre documentação e plano de trabalho, entre outras, estão na chamada disponível aqui. Os interessados devem enviar o material, até o dia 1 de novembro, para pgcst@inpe.br.

Bolsa: O Projeto Temático “Lógicas econômicas e práticas espaciais contemporâneas: cidades médias e consumo”, apoiado pela Fapesp, tem três oportunidades de Bolsa de Pós-Doutorado. Será oferecida uma bolsa para cada linha de pesquisa sugerida. São elas: “As redes de eletrodomésticos em seis cidades médias brasileiras: pautas de distribuição espacial, evolução recente e importância do comércio eletrônico”, “Novos padrões de consumo imobiliário e estratégias das empresas incorporadoras em cidades médias: Londrina, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto” e “A sociedade do consumo nas cidades médias brasileiras: os novos hábitos alimentares e seus espaços de consumo”. Para participar do processo seletivo, os interessados devem enviar um texto com informações sobre a relação entre a sua formação como pesquisador e o projeto de pesquisa em desenvolvimento, o Curriculum Vitae (plataforma Lattes) e a tese de doutorado. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.908,80 mensais) e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa. Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Local: Presidente Prudente (SP)
Contato: As inscrições devem ser encaminhadas aos cuidados de Renata Sakurai, pelo e-mail gasperr@fct.unesp.br. Outras informações podem ser obtidas com as coordenadoras do projeto Maria Encarnação Beltrão Sposito  (mebsposito@gmail.com) e Eda Maria Góes (eda@fct.unesp.br). A data limite para inscrições é 20 de dezembro de 2013. Mais informações sobre a oportunidade: http://www.fapesp.br/oportunidades/499.

Bolsa: Programa de Mestrado e Doutorado da Sub-Área de Informações Espaciais. As vagas disponíveis são para Planejamento e Operação de Transportes, Infraestrutura de Transportes, e Informações Espaciais (opções em Topografia e Geodésia ou Geoprocessamento). Além disso, este programa oferece aos profissionais e pesquisadores de Geomática e Soluções Geoespaciais as seguintes linhas de pesquisa: Cartografia: Cartografia Digital aplicada a Mapas Históricos; Visualização Cartográfica Multimídia em Sistemas de Mapeamento Móvel; Geoprocessamento: Geoprocessamento Aplicado em Logística, Transporte e Meio Ambiente; Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE); Sensoriamento Remoto e Análises Espaciais; Sistemas Inteligentes de Transporte (ITS); Topografia e Geodésia: Topografia e Geodésia; Modelagem Digital de Terrenos; Posicionamento Geodésico por Satélite e suas Aplicações; Fusão de Sensores e Dados para Melhoria do Posicionamento de Veículos; Veículos Autônomos Terrestres.
Instituição:
Escola Politécnica da USP (Poli-USP)
Local:
São Paulo (SP)
Contato: Interessados devem ler atentamente o edital, disponível no site do Departamento Engenharia de Transportes. As inscrições vão até o dia 1 de novembro. Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo telefone (11) 3091 5202 / 5297 ou via e-mail para p.santana@usp.br.

Bolsa: Uma (1) Bolsa de Pós-Doutorado em Ciências Cartográficas para atuar junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas. Segundo a instituição, a bolsa terá duração de 12 meses, com a possibilidade de renovação para os contemplados que não possuam vínculo empregatício. O valor da bolsa é 4.100 reais.
Instituição: Unesp
Local: São Paulo (SP)
Contato: O candidato deve encaminhar para o e-mail: posgrad@fct.unesp.br, os seguintes documentos: Plano de Trabalho e CV Lattes atualizado. Para mais informações entrar em contato via email posgrad@fct.unesp.br


Anuncie no Portal MundoGEO

Para anunciar uma vaga no Portal MundoGEO, envie um e-mail para redacao@mundogeo.com com a descrição do cargo, o local de trabalho e o e-mail para contato.