Mudanças recentes trazidas pelo Incra agilizam a análise dos processos de certificação e exigem mais dos profissionais

Profissionais que trabalham com Georreferenciamento de Imóveis Rurais devem estar cada vez mais atentos à qualidade dos seus projetos, já que a partir de 23 de novembro a certificação de propriedades no Brasil será feita somente por meio digital.

Segundo o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), os dados do imóvel deverão ser lançados em ambiente automatizado, pelo responsável técnico da propriedade, diretamente no novo Sistema de Gestão Fundiária (Sigef). Não havendo sobreposição, o profissional poderá solicitar a certificação, devendo antes aceitar a “declaração de autorresponsabilização pelos dados enviados”. Feita a solicitação, a certificação é gerada em poucos segundos.

Desta forma, o Incra pretende agilizar todo o processo de certificação, restringindo a necessidade de atuação de servidores do Incra apenas aos casos de desmembramentos, remembramentos, sobreposição de áreas, ou àqueles imóveis relacionados a auditorias e fiscalizações. Por outro lado, como o Sigef e a 3ª Edição da Norma Técnica incluem a utilização de novos métodos de posicionamento e atribuem maior responsabilidade sobre os atores, surge a necessidade de atualização entre profissionais e proprietários.

“Estamos presenciando uma época de rápido avanço nas soluções geoespaciais, e o Incra está de parabéns por levar em conta o uso das tecnologias mais avançadas para a demarcação de terras”, afirma Eduardo Freitas, editor do portal e revista MundoGEO. “Além disso, o Sigef será um sistema que vai agilizar muito o processo de Certificação de imóveis, porém os profissionais devem estar cientes de que, agora, eles terão ainda mais responsabilidade sobre seus projetos”, conclui.

Em vista desta demanda existente no mercado por treinamentos sobre a elaboração de processos de georreferenciamento de imóveis rurais – de forma prática e com qualidade – a MundoGEO, em parceria com a TGR Treinamentos, realizará o curso Montagem de Processos para Georreferenciamento e Certificação de Imóveis Rurais, nos dias 18 e 19 de novembro, em São Paulo (SP).

Com 16 horas de duração, este treinamento teórico e prático irá abordar conceitos indispensáveis para o Georreferenciamento de Imóveis Rurais segundo a 3ª Norma Técnica, de modo a garantir a Certificação sem problemas no futuro. “Nossa parceria com a MundoGEO tem como objetivo mostrar a todos os participantes como montar os processos com qualidade, respeitando a Norma Técnica e as leis pertinentes”, afirma Margarete Maria José Oliveira, instrutora do curso.

Para mais informações sobre assuntos, inscrições, horários, certificados, hospedagem, etc., acesse https://mundogeo.com/cursos/geocertifica201311 ou entre em contato com a MundoGEO pelo email cursos@mundogeo.com, skype cursos.mundogeo ou telefones (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848.

Serviço

Curso: Montagem de Processos para Georreferenciamento e Certificação de Imóveis Rurais
Data: 18 e 19 de novembro, das 9h às 18h
Local: Hotel Ibis São Paulo Congonhas
Inscrições: mundogeo.com/cursos/geocertifica201311