A iniciativa para realização do Inventário Florístico-Florestal de Santa Catarina (IFFSC) partiu do Governo do Estado, demandada pela Resolução 278 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), de 24 de maio de 2001, que trata da proibição da exploração e do corte de espécies ameaçadas de extinção do Bioma Mata Atlântica. Para atender à resolução, foi necessário inventariar as condições e o status de conservação das florestas nativas de Santa Catarina.

O Sistema de Informações Florístico-Florestais de Santa Catarina (SIFFSC) é resultado da meta sob responsabilidade da Epagri/Ciram, na qual os objetivos foram organizar, armazenar, integrar, recuperar e disponibilizar os dados levantados em campo. O Sistema de Mapas para Web é de acesso público e o Sistema Visualizador de Informações Florestais (Vinflor) é de acesso a pesquisadores, técnicos e gestores públicos. Ambos estão disponíveis por meio do site do projeto.

O “Portal do Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina” é uma ferramenta de apoio informacional na qual a comunidade acadêmica, pesquisadores e a sociedade em geral acessam conteúdo com qualidade, bem como documentos informativos sobre vários temas relacionados ao projeto. O acesso ao portal do IFFSC pode ser efetuado no endereço www.iff.sc.gov.br.

Este artigo faz parte da revista MundoGEO 73, que já está disponível no Portal MundoGEO. Para ler na íntegra, acesse o artigo Flora Mapeada.