Empresas brasileiras marcaram presença no maior evento de geoinformação do mundo

A 19ª edição do Intergeo – maior evento de geomática do mundo, organizado pela empresa alemã Hinte em parceria com a Associação Alemã de Geodésia, Geoinformação e Gestão Territorial (DVW) – aconteceu entre os dias 8 e 10 de outubro na cidade de Essen, na Alemanha. Os números impressionam: foram 16 mil visitantes e 505 expositores internacionais. Em 2013, o Intergeo manteve seu foco em questões sociais primordiais, incluindo a revolução energética, mudanças climáticas, renovação urbana e demográfica, trazendo políticos, especialistas e executivos do setor geoespacial para o debate.

Estande Brasil na Feira Intergeo 2013, com as empresas Orbisat, Topocart, Geofusion, Fototerra e MundoGE.O

O MundoGEO, parceiro oficial de mídia, marcou presença pelo terceiro ano seguido no evento alemão, desta vez organizando o “Pavilhão Brasil”, que reuniu cinco empresas com o objetivo de apresentar suas novidades ao mercado internacional. “Este ano tivemos nossa participação mais efetiva no Intergeo, com a organização de um pavilhão brasileiro na feira. Estavam presentes as empresas Fototerra, Geofusion, Orbisat e Topocart. As cinco companhias se uniram para, principalmente, procurar parcerias internacionais para exportação de serviços”, afirmou Emerson Granemann, Diretor da MundoGEO.

Junto ao Intergeo 2013, foi realizada a segunda Conferência Nacional da Infraestrutura Europeia de Dados Espaciais (Inspire), que reuniu um número recorde de representantes e focou na importância da informação geográfica de qualidade, capaz de transformar ambientes urbanos. Além da Conferência, a Exposição de produtos e serviços do Intergeo contou com as últimas novidades em geotecnologias. “Percorrendo a feira, pudemos observar muitos lançamentos na área de geomática, como é a tradição do Intergeo, inclusive com a participação de representantes de muitos países, que vão para conhecer em primeira mão as novidades em GNSS, estações totais, sensoriamento remoto, GIS, processamento digital de imagens e, principalmente, Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) e scanners, que foram destaque neste ano, com muitos modelos e exemplos de aplicações”, informou Emerson Granemann.

Para Cláudio Márcio Queiroz, Diretor Comercial da Topocart, uma das empresas do Pavilhão Brasil, a participação no Intergeo 2013 ajudou a ampliar a presença internacional da empresa. “É muito positivo estarmos presentes em eventos dessa magnitude, tanto para conhecermos as novidades e tendências do setor, quanto para divulgarmos a Topocart no mercado internacional. Vale ressaltar também a importância de estarmos em contato direto com nossos fornecedores, de forma a buscar juntos soluções para nossas demandas”, declarou.

Intergeo 2014

Celebração ao final da Feira Intergeo: da esquerda para a direita, Daniel Katzer, Diretor de Segmento de Mercado da Hinte, Bruno de Abreu Born, Gerente de Marketing da MundoGEO, Christof Rek, Vice-Presidente da DVW, Hagen Graeff, Agente Geral da DVW, Emerson Zanon Granemann, Diretor da MundoGEO, Karl -Friedrich Thöne, Presidente da DVW, e Olaf Freier, CEO da Hinte.

Com data marcada, a 20ª edição do Intergeo será especial, agendada para os dias 7 a 9 de outubro de 2014 em Berlim, na Alemanha. “A ideia é que, no próximo ano, a participação brasileira no Intergeo aumente, com mais empresas que desejam mostrar os seus serviços expondo no Pavilhão Brasil. Esta participação terá o apoio do recém criado Instituto Brasileiro de Geomática (IBG) e da Agência Nacional de Fomento e Exportação (Apex-Brasil)”, declarou o Diretor da MundoGEO. “Este ano a presença brasileira foi muito destacada, através de sinalização exclusiva na feira, espaço na primeira página no informativo do evento e em depoimentos registrados na TV Intergeo, que foi amplamente divulgada nos dias do evento. Além disso, conversamos com a organização do Intergeo para criarmos em 2014 o ‘Brazil Day’, em uma arena para que o Brasil possa mostrar seus avanços e demandas à comunidade internacional”, completou.

Para Olaf Freier, CEO da empresa Hinte, organizadora do evento, a participação do Brasil foi muito expressiva e deverá aumentar ainda mais. “Durante o Intergeo 2014 vamos continuar a construir o posicionamento internacional da feira. Reforçaremos nossa parceria com a MundoGEO, seguindo o sucesso da organização deste ano. A expectativa é que, em Berlim, o Brasil possa ampliar sua participação tanto na feira como na apresentação de algumas palestras em formato de arena.