Laser scanner 3D ZEB1, promete otimizar o dia a dia no campo

A CPE Tecnologia, através da parceria com a 3D Laser Mapping, trouxe para o Brasil, com exclusividade, a representação do equipamento ZEB 1 – primeiro sistema de mapeamento a laser móvel e manuseável.

Desenvolvido pelo CSIRO, o scanner utiliza a tecnologia robótica de Localização e Mapeamento Simultâneos (SLAM) e conta com um sistema totalmente avançado (IP65), que incorpora um processador Intel Atom dual core de 64GB em um sólido e resistente gabinete de alumínio. Se trata de um leve scanner de mão, montado em um mecanismo de mola simples que analisa as superfícies continuamente enquanto o operador caminha no ambiente.

A capacidade de auto localização torna o ZEB1 ideal para utilização em ambientes fechados, subterrâneos e em outros lugares cobertos, nos quais as soluções tradicionais que utilizam GPS não funcionam bem. A captura e download de dados (para um dispositivo USB de armazenamento externo) são completamente automatizados e controlados por um status simples e tri colorido em LED. O dispositivo inclui também um pacote integrado de bateria de lítio, que alimenta o registro de dados e o laser scanner ZEB 1.

Recentemente, a 3D Laser Mapping tornou o ZEB1 mais fácil de usar, mais portátil e mais confiável com a inclusão de um sistema único de registro de dados. O registro de dados ZEB-DL2600 utiliza alta tecnologia em armazenamento e acesso de dados e é projetado para fazer o ZEB1 ainda mais fácil de ser usado em campo, eliminando a necessidade de um laptop e uma fonte de energia, pois o equipamento armazena os dados coletados durante o trabalho. Estes mesmos dados são processados na nuvem e os resultados podem ser obtidos em vários formatos, como LAS e PLY.

Para o CEO da CPE Tecnologia, Rogério Herschel, o mercado brasileiro está aberto para a chegada deste equipamento. “O Laser Scanner 3D de mão irá facilitar o dia a dia e aumentar o lucro dos setores de mineração e construção civil”. Rogério também afirma que a chegada desta tecnologia representa um crescimento de 10% no faturamento da empresa. “Já temos vários clientes interessados na compra deste equipamento antes mesmo dele chegar ao Brasil. Também já iniciamos o treinamento dos nossos engenheiros agrimensores para prestarem consultoria na utilização do ZEB 1”, explica Herschel.

O desenvolvimento do ZEB1 tem sido reconhecido mundialmente pelo aumento da produtividade através da inovação. Os desenvolvedores da CSIRO foram recentemente premiados com o prestigiado iAward na categoria Pesquisa e Desenvolvimento pelo projeto ZEB1.

Para mais informações, confira abaixo o vídeo disponibilizado pela CPE Tecnologia: