O Projeto DPA-VANT realizou sua oitava campanha de ensaios (Operação DPA 8), no período de 31 de outubro a 05 de novembro de 2013. Os ensaios foram executados na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP).

Foram realizados 10 voos com o Protótipo 03 do VANT Acauã. Foto: Ângelo de Aquino (IAE) e Cap Av Alexandre Cantaluppi Silvestri de Freitas (IPEV)

Foram realizados 10 voos com o Protótipo 03 do VANT Acauã. O objetivo principal da operação foi a simulação em voo da trajetória de aproximação para pouso, que consistiu na aeronave seguir uma rampa de aproximação, seguida de uma passagem nivelada sobre a pista com uma altura de 100 m de segurança. Este ensaio foi denominado, no projeto, de “pouso nas nuvens”, devido a esta passagem com uma altura sobre a pista.

Estes ensaios foram uma importante etapa em preparação para a execução do pouso automático do VANT Acauã, considerada a meta mais importante do Projeto DPA-VANT.

A Operação DPA 8 contou com cerca de 40 participantes de diversos setores do DCTA: IAE (SAER, ASA, APA, AIE, SAR, ADA-LTS), IPEV e AI. Também participaram integrantes das empresas BCC (software) e Flight Technologies (controle).

O Projeto DPA-VANT tem como objetivo o desenvolvimento de um demonstrador de tecnologia de um Sistema de Decolagem e Pouso Automáticos (DPA) para Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT). O projeto é coordenado pelo IAE e conta com a participação do Centro Tecnológico do Exército (CTEx) e do Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM). É apoiado pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP), com recursos financeiros da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Fonte: IAE