Cerca de 400 pesquisadores, docentes e alunos de graduação e pós-graduação vão participar do VIII Colóquio Brasileiro de Ciências Geodésicas, que será promovido pela UFPR no período de 2 a 5 de dezembro próximo. Para ministrar palestras e mini cursos no evento, que tem como tema principal “Geoinformação – novas perspectivas para as ciências geodésicas” foram confirmadas presenças de expoentes da área, que atuam no Brasil e Exterior.

Segundo a organização, o objetivo do encontro é a consolidação de um espaço democrático para a troca de ideias, a divulgação de avanços nas ciências geodésicas, com enfoque em Levantamentos, Cartografia, Sistemas de Informações Geográficas, Fotogrametria e Sensoriamento Remoto.

Interessados em participar do evento podem se inscrever acessando o endereço eletrônico http://www.cbcg.ufpr.br/home/?page_id=387

Mini cursos

No primeiro dia do evento serão ministrados, nas dependências da Fundação da UFPR – Funpar (Rua João Negrão, 280, Centro), três mini cursos com 40 participantes cada (20 profissionais e 20 estudantes). As inscrições para essas atividades podem ser feitas até o próximo dia 28, pelo email (cbcg@ufpr.br). Segundo a professora Claudia Robbi Sluter, que coordena o evento, os mini cursos serão realizados em inglês.

Riccardo Barzaghi ministrará o mini curso “Fundamentals of Least Square Collocation (LCS)” e que tem carga de 8 horas aula. Stefan Janos Hinz falará no segundo mini curso sobre “Remote Sensing and Image Processing with Synthetic Aperture Radar” (4 horas/aula); e Mike Jackson abordará no último mini curso o tema “Crowd-sourcing and spatial data quality” (4 horas/aula).

Na terça-feira (3) tem início as demais atividades do Colóquio (apresentações orais, pôsteres e mesas redondas).Elas serão realizadas no auditório do Setor de Tecnologia da UFPR, no Centro Politécnico.

Para mais informações, a íntegra da programação pode ser visualizada em http://www.cbcg.ufpr.br/home/?page_id=30.