Grupo Furukawa anuncia ao mercado nacional sensores ópticos para monitoramento de desastres causados por chuvas e vendavais

Furukawa apresenta ao mercado brasileiro sensores ópticos que têm atendido com grande eficácia o povo japonês na prevenção de desastres ambientais. Um desses sistemas de monitoramento é denominado “Fiber Sensor Furukawa”. A tecnologia está projetada para monitorar possíveis trepidações de terra e focos de deslizamentos que podem ser provocados pelo excesso de chuvas. Outros equipamentos, como pluviômetro e anemômetro, alertam quanto ao volume das chuvas, verificam o nivelamento dos reservatórios de água e medem a velocidade dos ventos, principalmente acionando alarmes para ajudar os organismos de Defesa Civil e as companhias de água e abastecimento.

Desenvolvidos pela matriz do Grupo, estas tecnologias estarão em exposição nesta próxima terça-feira, 26, quando o Grupo Furukawa realiza em São Paulo o “Furukawa Innovation Expo 2013” (FIE2013). “Todos esses sensores ópticos são imunes a raios e outras descargas atmosféricas, e não necessitam de alimentação de energia”, informa o gerente da área de Suporte e Novos Negócios da Furukawa Brasil, José Carlos Alcântara Jr.

Indústria Automotiva

Nesta mesma linha de inovação, durante o FIE2013 a Furukawa mostra a sua força no setor automotivo, trazendo diversas tecnologias que garantem segurança e confiabilidade aos usuários de automóveis. São sensores de monitoramento e gerenciamento de bateria e cabos, chicotes e conectores especiais que interligam todos os sistemas eletrônicos e de monitoramento dos veículos atuais. Nesta linha, destacam-se os conectores especiais que fazem parte do circuito de conexão dos AirBags dos volantes.

Energia, mineração e indústria

Para o mercado de Smart Grid/ Power Grid o destaque da marca é voltado para os sistemas de gerenciamento e controle de transmissão de dados nas redes elétricas. “São como roteadores de ‘caminhos’ de fibra óptica que ficam fixados nos postes de energia”, ilustra Alcântara. “Os transformadores de energia”, explica, “possuem sensores que coletam informações do carregamento das redes elétricas e esses roteadores de fibra óptica transmitem essas informações às Centrais de Controle sobre uma rede em topologia Mesh”.

Também serão apresentados, cabos de energia especiais altamente flexíveis e que suportam alta pressão. Estes cabos são específicos para os ambientes de mineração. Além disso, fibras ópticas especiais desenvolvidas para o ambiente industrial terão destaque no evento da Furukawa.