Especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST, na sigla em inglês) realizaram a chamada Revisão de Prontidão do Satélite (SRR) do Cbers-3. Concluída na semana passada, a etapa é necessária para a autorização do enchimento dos tanques de combustível do satélite, cujo lançamento está previsto para a primeira quinzena de dezembro, na China.

Equipes do Inpe e da CAST concluem etapa para lançamento do Cbers-3

O satélite é o quarto desenvolvido pelo Programa Cbers (sigla para China-Brazil Earth Resources Satellite; em português, Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres), parceria com a China que garantiu a ambos os países o domínio da tecnologia do sensoriamento remoto para observação da Terra.

“Os resultados dos testes elétricos realizados no satélite mostraram que não houve danos durante o seu transporte do centro espacial de Beijing para o centro técnico do TSLC (Taiyuan Satellite Launch Center) e as atividades de preparação final do Cbers-3 e a instalação do painel solar foram realizadas com sucesso”, explica Antonio Carlos de Oliveira Pereira Junior, coordenador do segmento espacial do Programa Cbers.

Com os tanques já cheios, o satélite é instalado na coifa e transferido para a torre de lançamento para ser acoplado ao foguete Longa Marcha-4 para realização dos testes de pré-lançamento.

Programa Cbers

Satélites de sensoriamento remoto são uma poderosa ferramenta para monitorar o território de países de extensão continental, como o Brasil e a China. Por meio da parceria entre o Inpe e a CAST, três satélites já foram lançados (Cbers-1, em 1999; Cbers-2, em 2003; e Cbers-2B, em 2007).

O Cbers é importante indutor da inovação no parque industrial brasileiro, que se qualifica e moderniza para atender aos desafios do programa espacial. A política industrial adotada pelo Inpe permite a qualificação de fornecedores e contratação de serviços, partes, equipamentos e subsistemas junto a empresas nacionais. Assim, além de exemplo de cooperação binacional em alta tecnologia, o Cbers se traduz na criação de empregos especializados e crescimento econômico.

O Inpe distribui as imagens de satélite, pela internet, sem custo ao usuário. Os dados Cbers são usados no monitoramento de florestas, mapeamentos de áreas agrícolas e do crescimento urbano, entre outros. A disponibilidade dos dados resulta na criação de novas aplicações, com reflexos no desenvolvimento socioeconômico do país.

Mais informações sobre o Programa Cbers na página www.cbers.inpe.br

Fonte: Inpe