Docentes do Setor de Ciências da Terra da UFPR prestarão assessoria para implantação do curso de graduação em Engenharia Cartográfica e Agrimensura no Instituto de Formação e Administração de Terras e Cartografia (Infantec), de Moçambique.

Para definir os detalhes da criação do curso, a diretora do Infantec, professora Laurinda João Guila, esteve reunida semana passada com o coordenador de Engenharia Cartográfica e Agrimensura da UFPR, professor Luis Veiga.

A opção para que a Universidade assessorasse a implantação do curso no país africano se deu “em função das referências positivas que obtivemos de outras instituições de ensino brasileira, que colocaram a UFPR como modelo na área”, justificou a diretora do Infantec.

Além disso, foi considerada a recomendação do professor do Instituto, Miguel Ribeiro Muguio, que freqüentou o mestrado em Ciências Geodésicas (área de Levantamento Geodésico) e ao fato de dois professores – Sérgio Comé e Gilaida Natingue – também serem alunos desse mestrado da UFPR.

Conceito 4 na Capes

O Infantec, criado em 1977, oferta atualmente apenas cursos de nível médio, em Topografia; Cadastro; e Sistema de Informação Geográfica (SIG). Agora, enfatiza Laurinda Guila, “queremos implantar a graduação, por isso, incentivamos a qualificação de docentes em várias linhas de pesquisa ofertadas por universidades de vários países, entre eles, o Brasil”.

O mestrado em Ciências Geodésicas da UFPR, implantado em 1971, tem atualmente conceito 4 na avaliação da Capes e o doutorado, também 4. Na graduação, o curso, que tem duração de cinco anos, recebe anualmente 44 alunos.

Fonte: UFPR