Evento reúne 400 participantes do Brasil e exterior entre docentes, pesquisadores, profissionais e alunos de graduação e pós-graduação

Os professores Riccardo Barzaghi, da Universidade de Milão (Itália); Mike Jackson, da Universidade de Nottingham (Inglaterra); e Stefan Janos Hinz, da Universidade de Karlshure (Alemanha) são presenças confirmadas no VIII Colóquio Brasileiro de Ciências Geodésicas, evento que está sendo promovido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), entre os dias 3 e 5 de dezembro.

O evento, que tem como tema principal “Geoinformação ─ novas perspectivas para as Ciências Geodésicas”, foi aberto hoje (3/12) pelo reitor Zaki Akel Sobrinho às 9 horas, no auditório do 1º andar do Edifício da Administração, no Centro Politécnico.

Segundo a coordenadora do evento, professora Claudia Robbi Sluter, na programação não há sobreposição de atividades justamente para que os 400 inscritos possam participar de todas. O Colóquio, promovido pelo Setor de Ciências da Terra da UFPR, reúne docentes, pesquisadores, profissionais da área de ciências geodésicas do Brasil e exterior, além de alunos de graduação e pós-graduação.

Publicações científicas

O objetivo do encontro, explica a coordenadora, é a consolidação de um espaço democrático para a troca de ideias, a divulgação de avanços nas Ciências Geodésicas com enfoque em Levantamentos, Cartografia, Sistemas de Informações Geográficas (GIS), Fotogrametria e Sensoriamento Remoto.

O evento começou a ser promovido em 1999. Desde a primeira edição até agora, diversos trabalhos apresentados foram publicados em periódicos especializados. As reflexões promovidas, explica Cláudia, contribuíram significativamente para novas abordagens nos Programas de Pós-Graduação da área. A íntegra da programação está disponível no site http://www.cbcg.ufpr.br/home/.