Foi realizado com sucesso o primeiro teste de simulação em tempo real da sequência de lançamento (launch rehearsal) do satélite Cbers-3 integrado ao foguete Longa Marcha 4B. No Centro de Lançamento de Taiyuan, na China, o teste começou às 5 horas do dia 3 de dezembro (horário de Pequim).

Especialistas do Inpe e da CAST durante o primeiro teste de simulação da sequência de lançamento do satélite Cbers-3 integrado ao Longa Marcha 4B

“O objetivo da simulação foi executar todo o procedimento de lançamento envolvendo o satélite Cbers-3, o lançador Longa Marcha 4B e o sistema de rastreio. Também foi verificada a logística de transporte de técnicos e especialistas para o dia do lançamento”, explica Antonio Carlos de Oliveira Pereira Junior, coordenador do segmento espacial do Programa Cbers.

O lançamento do Cbers-3 está previsto para 1h26 (no horário de Brasília; 11h26 em Pequim) do dia 9 de dezembro.

O Cbers-3 é o quarto satélite desenvolvido pelo Programa Cbers (China-Brazil Earth Resources Satellite), parceria entre Brasil e China que garantiu a ambos os países o domínio da tecnologia do sensoriamento remoto para observação da Terra.

No Brasil, o programa é desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Na China, pela Chinese Academy of Space Technology (CAST).

Fonte: Inpe


Aproveite a promoção de natal e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto e recebe o Anuário de Empresas MundoGEO 2014!