A Esri anunciou o novo CityEngine2013, a mais recente versão do seu software para design urbano em 3D. Um novo kit de desenvolvimento de software (SDK em inglês) permite que a tecnologia de modelagem do CityEngine possa ser usada em softwares populares 3D, tais como Autodesk Maya, 3ds Max e SketchUp.

Esri CityEngine

O novo CityEngine melhora o planejamento urbano das cidades, a arquitetura e modelagem de ambientes urbanos, qualificando a tomada de decisão com qualidade e economizando tempo e dinheiro. “O CityEngine 2013 traz uma poderosa tecnologia de modelagem para os seus aplicativos favoritos, tais como Autodesk Maya”, diz Pascal Mueller, diretor do Centro R&D da Esri em Zurique, Suíça. “Estamos muito animados em poder oferecer à comunidade a tão esperada CityEngine SDK, que fornece aos desenvolvedores um rico conjunto de ferramentas para criar aplicações 3D inteligentes de 3D de cidades.”

Importar ruas com o OpenStreetMap em um projeto que pode impulsionar modelos 3D de cidades. O novo importador CityEngine OpenStreetMap melhora a velocidade deste tipo de operação, convertendo dados livres do OpenStreetMap com apenas alguns cliques do mouse.

Uma característica interessante da nova versão CityEngine é a capacidade de criar pacotes de regras para ajudar a promover e compartilhar projetos. Estes pacotes permitem escrever e compactar arquivos de regras e procedimentos para os modelos 3D e outros arquivos do CityEngine e, então, compartilhar com os usuários do ArcGIS .

O Esri CityEngine está entre as primeiras aplicações de softwares 3D para design urbano que inclui a exportação contínua à web. O CityEngine 2013 dá continuidade ao compartilhamento baseado em navegadores. Uma vez que o conteúdo tenha sido exportado para um ambiente web, ele poderá ser carregado diretamente para ArcGIS Online ou para servidores próprios.

Confira o vídeo do novo Esri CityEngine no link:  Esri CityEngine

Para mais informações e para utilizar uma versão de testes por 30 dias, acesse esri.com/CityEngine.