As ondas podem ser medidas com GPS e Portugal lidera os trabalhos nesta área

Ilustração do funcionamento do GNSS-R

As condições meteorológicas extremas vividas no princípio da semana, na Europa, e em particular o estado do mar na costa Portuguesa, têm fortes implicações no dia-a-dia dos cidadãos e na sua segurança. Nestas circunstâncias a confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos técnicos de medição devem ser máximas, não só para efeitos de prevenção como também para avaliação e mitigação dos danos causados.

Com o projeto European GNSS-R Environment Monitoring (E-GEM), a Deimos Engenharia vai liderar uma equipe Europeia para desenvolver tecnologia demonstradora da utilização dos sinais de rádio dos sistemas de navegação por satélite (GPS e Galileo), que são refletidos no oceano e superfície terrestres, para determinação do estado do mar e da altura das ondas, com precisões que podem chegar ao milímetro, entre outras aplicações de Observação da Terra.

Receptor Galileo da Deimos em testes no Padrão dos Descobrimentos

Esta tecnologia, denominada refletometria, baseada em sinais de navegação por satélite, ou GNSS-R, permite, de forma remota, em terra ou no ar, avaliar a superfície marítima e/ou terrestre através da análise das características do sinal de navegação refletido. É uma tecnologia de detecção remota bastante interessante e inovadora, porque permite, a baixo custo, observações de zonas extensas, em tempo-real, muito precisas, em condições meteorológicas adversas e durante longos períodos de tempo – não estando sujeita a manutenções periódicas nem a condições óptimas de funcionamento, como por exemplo as bóias marítimas, necessitando apenas de um receptor GNSS dedicado para o efeito.

O E-GEM contempla estudos para três tipos de instrumentos de medição destes sinais:

• Um instrumento terrestre, baseado no receptor Galileo desenvolvido pela Deimos Engenharia e já em demonstração no projecto SARGO para medições de altimetria no Rio Tejo;
• Um instrumento embarcado num Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT ou Drone);
• Um instrumento embarcado num microsatélite, a ser lançado em 2015.

Os dados obtidos destes 3 diferentes sensores serão partilhados com a comunidade científica Europeia e usados para melhorar o estado da arte em variadas áreas de observação da Terra, não só em altimetria de alta precisão e determinação do estado do mar (altura das ondas, vento em superfície), como já referido, mas também na caracterização de camadas de neve/gelo, estimativas de biomassa e estado da vegetação.

Exemplos dos sinais GNSS obtidos com o receptor Deimos

O projeto de 2,8 milhões de Euros tem a duração de 3 anos e é co-financiado pelo 7º Programa-Quadro de I&D da Comissão Europeia. Envolve 10 parceiros de Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália e Noruega.

Espera-se que os resultados do projeto revolucionem as técnicas atuais de Observação da Terra e contribuam para o conhecimento sem precedentes do comportamento e estado do planeta.