A Nastek Tecnologia, empresa brasileira de inovação tecnológica, anunciou hoje o lançamento do Yon Bike Lamp, um rastreador GSM/GPS de alta tecnologia embutido em um farol traseiro de bicicleta. A empresa também anunciou que a Telit Wireless Solutions, provedora de soluções, produtos e serviços M2M de alta qualidade, foi selecionada para fornecer os módulos M2M para o Yon Bike Lamp.

O Yon Bike Lamp é um rastreador de alta tecnologia embutido num farol traseiro de bicicleta. Através do módulo da Telit GL865-QUAD, o Yon Bike Lamp faz a comunicação GSM/GPRS e por SMS permite ao usuário o login por um wesite, ou por aplicativo do Android ou Iphone, e obtém informações sobre a bicicleta, inclindo estatísticas de uso. Com o aparelho, também é possível enviar um SMS para o Yon Bike Lamp e, assim que sair do modo de espera, o aparelho responde com um link para a sua localização. O produto também funciona como um farol normal e à prova d‘água que pode ser usado na vertical ou horizontal. Ele tem um acelerômetro embutido que reconhece quando o usuário não esta pedalando e desliga automaticamente para economizar energia.

“Nos últimos anos, as pessoas vêm se preocupando mais com a sustentabilidade, o que têm feito com que escolhessem a bicicleta como uma alternativa de transporte, aumentando a demanda desse mercado”, disse Lauro Cruz, diretor de tecnologia da Nastek. De acordo com o U.S. Census Bureau’s American Community Survey, é estimado que nos Estados Unidos aproximadamente 860 mil pessoas se deslocaram por bicicleta em 2012, 10% de aumento em relação à 2011. No Brasil, segundo a Abradibi, entidade que representa empresários do setor, esse é um mercado de 2 bilhões de reais. “Porém, o roubo aumenta à medida que bicicletas crescem em popularidade. A necessidade por soluções que atendam a demanda por mais segurança fez com que a Nastek desenvolvesse um produto que é um rastreador embutido a um farol traseiro que também possui monitor fitness”.

A função fitness no Yon Bike Lamp ajuda a gerenciar exercícios do ciclista. A combinação de um acelerômetro e GPS permite que o Yon Bike Lamp determino a distância e tempo percorridos, além da velocidade instantânea e média junto com a estimativa de calorias queimadas. Todos esses dados podem ser compartilhados em mídias sociais em tempo real.

“O Yon Bike Lamp é um produto que aproveita todas as vantagens da tecnologia M2M para atender uma demanda de mercado”, disse Ricardo Buranello, diretor da Telit América Latina. “É uma satisfação trabalhar com mentes inovadoras para desenvolver aparelhos inteligentes conectados. Espero colaborar ainda mais com a Nastek e ver o que mais eles podem produzir”.

Com mais de uma década no foco exclusivo ao M2M, reduzindo os riscos técnicos e o tempo de implementação para integradores, a Telit é a parada única para tudo relacionado ao M2M. A Telit alavancou o mais amplo portfólio de tecnologias celular, curto alcance e posicionamento da indústria aliado aos serviços de sua unidade de negócios m2mAIR que cobre capacitação de aplicações além de rede móvel e conectividade por internet/nuvem. Os produtos e serviços da Telit são entregues com suporte e logísticas globais que excedem os requerimentos de clientes grandes ou pequenos.