Foi lançado hoje o website do Serviço de Análise Espacial para Tomada de Decisão Estratégica – SAE. O sítio busca reunir informações sobre o serviço que surgiu em 2012 e que tem como objetivo compreender a dinâmica da agropecuária nacional, visando uma produção agrícola, pecuária e florestal mais sustentável, no tempo, para todo o território nacional.

“O principal objetivo do site é divulgar o SAE, possibilitando, aos interessados, obter maiores informações sobre os trabalhos que estão sendo realizados e as possibilidades de análise do território com enfoque no agronegócio”, explica o supervisor do Núcleo de Análises Técnicas (NAT) da Unidade, Wilson Holler.

O SAE utiliza uma metodologia, desenvolvida pelos analistas do NAT, que permite comparar os resultados de dinâmica espaço-temporal da agropecuária com dados norteadores do crescimento (como modais de transporte), podendo, com isso, mostrar quais são as áreas apropriadas para a expansão do agronegócio e indicar onde podem ser direcionadas ações como, por exemplo, as de combate aos problemas fitossanitários e as de transferência de tecnologia.

As análises podem ser realizadas por regiões, por estados, por mesorregiões, por microrregiões, por municípios ou, por qualquer outro agrupamento que possua dados históricos.

Fonte: Embrapa Gestão Territorial