A parceria entre a Insa e o Laboratório da Ufal beneficia a comunidade científica que agora tem acesso aos índices semanais e mensais para avaliar as condições de vegetação em determinada área da região semiárida brasileira

NDVI - Média Semanal (17 - 24 de novembro/2013) Imagem: Reprodução

Como resultado de uma parceria entre o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI) e o Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (LAPIS) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a comunidade científica que pesquisa o Semiárido brasileiro pode ter acesso ao seu Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI – sigla de Normalized Difference Vegetation Index).

Disponibilizado por meio do link, o NDVI do Semiárido brasileiro permite não apenas mapear a vegetação, mas também medir sua quantidade e condição em determinada área. Os interessados têm a possibilidade de baixar os mapas e de visualizar sua sequência temporal em formato de animação.

O NDVI se traduz por um indicador numérico que varia de 0 (referente à vegetação sem folha, submetida a condição de estresse hídrico por déficit de água no solo) a 1,0 (relativo à vegetação com folhas, sem restrições hídricas e na plenitude de suas funções metabólicas e fisiológicas).

A disponibilização do Índice de Vegetação favorecerá pesquisadores que atuam em diversas áreas relacionadas ao Semiárido brasileiro: modelagem climática e hidrológica; balanço de carbono, detecção de mudanças climáticas, estimativas de parâmetros da vegetação (cobertura vegetal, índice de área foliar); atividades agrícolas (monitoramento do ciclo de crescimento de culturas, modelagem do crescimento e produtividade de plantações); monitoramento de secas; detecção de desmatamentos, avaliação de áreas queimadas, entre outras aplicações.

Para mais informações entre em contato: insa@insa.gov.br

Conheça o LAPIS

O LAPIS realiza atividades de pesquisa, assistência tecnológica e treinamento de recursos humanos para a recepção, processamento, interpretação e integração de imagens dos satélites da série METEOSAT. Para atender a essa demanda, em 2007, a Ufal instalou e operacionalizou a terceira estação de recepção de imagens do satélite METEOSAT Segunda Geração (MSG) no Brasil. Como atividades de pesquisa e impacto do conhecimento, a equipe do Laboratório elabora aplicativos para tratamento de imagens, disponibiliza produtos meteorológicos e ambientais derivados do MSG para setores operacionais e oferece treinamento na área.

Seminário Imagens de Satélites e Aéreas

A cada ano surgem novos sensores e softwares de processamento e representação das informações obtidas por aviões e satélites. Toda esta transformação, num ritmo acelerado, vem promovendo profundas alterações no modelo de negócios e nos processos deste setor.

Esta temática será debatida durante a próxima edição do MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, será realizada de 7 a 9 de maio de 2014, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

O Seminário Imagens de Satélites e Aéreas irá reunir vários especialistas para debater o mercado de sensoriamento remoto orbital e aerofotogrametria. Representantes de empresas e instituições estarão presentes para compartilhar experiências, projetos realizados, novas tecnologias e tendências.

Para mais informações e inscrições, acesse a página do Seminário Imagens de Satélites e Aéreas. As vagas são limitadas!