John Hanke, vice-presidente do Niantic Labs, uma startup do Google focada no desenvolvimento de games, anunciou que o Google planeja disponibilizar o seu acervo de dados de mapas para desenvolvedores de jogos.

O anúncio foi feito no evento ‘DICE Summit“, onde Hanke falou sobre realidade aumentada em jogos mobile do Google. Durante a palestra, o vice-presidente confirmou que o Google está trabalhando com um grupo de desenvolvedores em 2014 para construir jogos utilizando dados geográficos, através de uma API dedicada, que será lançada ao público em 2015.

Segundo a empresa, a API irá contribuir para a construção de jogos que irão mudar com base na localização do jogador, permitindo-o enviar mensagens ou se comunicar através da utilização de dados geográficos.

Curso sobre Google Earth

A próxima edição do MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, será realizada de 7 a 9 de maio de 2014, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Dentre as atividades confirmadas para o MundoGEO#Connect 2014 está o Curso Google Earth Pro. Com 6 horas de duração, este mini-curso vai apresentar sobre como obter dados digitais, coordenadas geográficas e UTM, distâncias, perímetros e áreas, como exibir imagens históricas e gerar um passeio virtual e como gerar mapas usando check-ins do Foursquare.

A instrutora será Arlete Meneguette, professora da Unesp Presidente Prudente. Para mais informações e inscrições, acesse a página do Curso Google Earth Pro. As vagas são limitadas!