O Portal MundoGEO publica, toda semana, as mais recentes oportunidades de trabalho na área de geoinformação. São empregos com carteira assinada, trabalhos temporários, processos seletivos, concursos públicos, licitações, estágios e programas de trainee. Confira abaixo as oportunidades atuais.

Estágios

Cargo: Estagiário de geoprocessamento. Segundo a instituição, esta vaga será preenchida por estudante que esteja cursando engenharia florestal, geografia, ciências biológicas, engenharia agrícola ou qualquer outro curso de cunho ambiental. Além disso, é necessário possuir os seguintes conhecimentos nos softwares ArcMAP, ArcCatalog, Google Earth, BaseCamp, pacote Office e aparelhos de posicionamento global (GPS). Será considerado diferencial: experiencias prévias com Organizações Não Governamentais (ONGs) e orgãos ambientais (ICMBIO, INEA,  Secretárias de meio ambiente e Unidades de Conservação). O contratado auxiliará no planejamento ambiental, por meio das ferramentas de sistemas de informações geográficas (GIS) e elaborar mapas temáticos. A posição conta com bolsa auxílio, vale transporte e refeição.
Instituição: Instituto Terra de Preservação Ambiental (ITPA)
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: Esta vaga já foi preenchida. O ITPA agradece à todos que participaram do processo seletivo.

Cargo: Estagiário em Geoprocessamento. Segundo a empresa, para participar do processo de seleção, os interessados devem estar cursando Bacharelado em Geografia entre o 5º e o 7º semestre; possuir conhecimentos prévios no manuseio dos softwares ArcGIS, QGIS, Excel e Word. É desejável que o candidato tenha experiência nas seguintes atividades que irá desenvolver: criação, edição, padronização, manipulação e organização dos arquivos no banco de dados geográfico, elaboração de mapas temáticos em ambiente SIG e exportação para PDF e JPEG. Será considerado um diferencial possuir conhecimento intermediário ou avançado em ArcGIS, Excel, Word, bem como vivência em empresa de consultoria ambiental. Além disso, o candidato deve ter habilidade para trabalhar em equipe, ser dinâmico, proativo, organizado e ter responsabilidade quanto a prazos e qualidade técnica. A contratação será imediata e a remuneração é a combinar. Esta oportunidade conta com benefícios de bolsa auxílio, vale-alimentação e transporte.
Empresa: TRM Ambiental
Local: São Paulo (SP)
Contato: Interessados em participar do processo seletivo devem enviar currículo pela aba contato do site da empresa. Descrever no campo Área de Interesse “Estágio em Geoprocessamento”.

Empregos

Cargo: Gerente de Vandas. Segundo a empresa, para concorrer a esta vaga, interessados devem possuir ensino superior completo em engenharia ou tecnologia da informação ou cartografia ou agronomia ou agrimensura ou geografia ou áreas afins. Além disso, é neessário experiência na comercialização de tecnologias Esri, ter atuado nas áreas de infraestrutura, engenharia e utilities, disponibilidade para viagens e inglês avançado. É desejável experiência em vendas no ramo de geotecnologias e tecnologia da informação, habilidade de negociação, elaboração de propostas técnicas e comerciais, definição de arquitetura de soluções em geotecnologia, capacidade de interagir diretamente com o cliente e identificar as vantagens dos sistemas e soluções da Neogeo para o cliente. O contratado atuará como Vendedor/Analista de Negócios Neogeo, comercializando tecnologias Eesri e sistema geodominus.
Empresa: Avanti Prima
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: Interessados, contendo os pré-requisitos solicitados, devem cadastrar currículo no site da Avanti Prima, no link “Trabalhe Conosco”, diretamente na vaga em questão.

Cargos:
1) Pesquisador. Segundo a empresa, para concorrer a esta vaga, os profissionais devem possuir formação em Tecnologia de Informação (TI), com dois anos de experiência após graduação ou título de mestrado na área de TI.  Além disso, é necessário experiência comprovada em processamento de imagens e programação paralela em ao menos um dos ambientes a seguir: threads, GPGPU, MPI ou PVM. É desejável experiência no desenvolvimento de plug-ins para os sistemas ENVI e Erdas. O contratado atuará em projeto de pesquisa em computação de alto desempenho utilizando processamento paralelo em placas gráficas. A remuneração é de 5.908,80 reais (bolsa nível TT-5 Fapesp) – sem vínculo empregatício e dedicação de 40 horas semanais. Nome da vaga: GPU TT-5
2) Programador. Esta vaga será preenchida por profissinais com formação em Tecnologia de Informação (TI), com dois anos de experiência após graduação ou título de mestrado na área de TI. Os requisitos desejáveis são: conhecimento nas áreas de processamento de imagens; programação paralela (threads, GPGPU, MPI, PVM), algoritmos, profiling, desenvolvimento de plug-ins para os sistemas ENVI e Erdas. O profissinal apoiará no desenvolvimento de projeto de pesquisa em computação de alto desempenho utilizando processamento paralelo em placas gráficas. A remuneração é de 2.488,20 reais (bolsa nível TT-4 Fapesp), com possibilidade de complementação em função da experiência do candidato, sem vínculo empregatício e dedicação de 40 horas semanais. Nome da vaga: GPU TT-4
Empresa: AMS Kepler
Local: São José dos Campos (SP)
Contato: Ambas as vagas exigem domínio da língua inglesa (escrita e leitura) e experiência comprovada em programação C e C++. Interessados devem enviar currículo, com o nome da vaga no assunto, para amsk@amskepler.com.

Cargo: Técnico de Geoprocessamento. Segundo a empresa, os profissionais interessados devem comprovar experiência em georreferenciamento, produção de mapas, digitalização e edição, manuseio de dados em “Geodatabase” e criação de layouts e banco de dados. Além disso, é imprescindível conhecimento no software ArcGIS 10.x.
Empresa: Gisplan
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: Candidatos que atendam aos requisitos citados acima devem enviar currículo com pretensão salarial para paloma.camara@gisplan.com.br

Cargo: Diretor Technical Baseline para o Programa de Especificações OGC. Segundo a companhia, os candidatos devem possuir mestrado ou doutorado, conhecimento nos padrões OGC, excelentes habilidades comunicativas, interpessoal e capacidade de trabalhar em equipe. Além disso, é necessário demonstrar experiência técnica em projetos de desenvolvimento de software, engenharia e documentação. O Diretor Technical Baseline será responsável por garantir direção, constante e coerente, dos padrões OGG e de documentações relacionadas.
Instituição: Open Geospatial Consortium (OGC)
Local: Não especificado
Contato: Interessados devem realizar candidatura até o dia 7 de março. Para mais informações clique aqui.

Cargo: Assistente de Geoprocessamento. Os requisitos desta vaga incluem: formação em geografia ou engenharia cartográfica ou engenharia florestal ou  engenharia ambiental ou agronomia; sólido conhecimento em AutoCAD Map, Posição, ArcGIS, Envi; experiência em mapeamento florestal, R.L. e APP. classificação de uso do solo através de imagens de satélite e fotografias aéreas. É desejável experiência no setor florestal. Além disso, o candidato deve ter habilidade para trabalhar em equipe, ser dinâmico e atencioso e residente na RMC. A contratação será imediata e o salário é a combinar.
Empresa: Grupo Index Ambiental
Local: Curitiba (PR)
Contato: Interessados devem enviar currículo para Anderson L. Gregorczuk, através do email recrutamento.geo@indexflorestal.com.br.

Cargo: Coordenador de Edição Cartográfica. De acordo com a empresa, esta vaga será preenchida por profissionais com ensino superior em engenharia cartográfica, de agrimensura, geografia / na área de Geoprocessamento ou áreas afins, com conhecimentos em AutoCAD e ArcGIS. Além disso, é desejável especialização ou pós-graduação. O contratado será responsável pela gestão dos projetos de cartografia (controle de qualidade dos produtos, cumprimento de prazos, desenvolvimento técnico da equipe e de novos processos); pesquisar, validar e implantar novas tecnologias; prestar apoio nas propostas comerciais e fazer contato com os clientes.
Empresa: Topocart
Local: Brasília (DF)
Contato: Interessados em participar do processo seletivo devem enviar currículo para recrutamento@topocart.com.br.

Cargo: Engenheiro Cartógrafo. Segundo com a empresa, para participar do processo de seleção, os interessados devem possuir graduação em Engenharia Cartográfica. Além disso, é necessário ter experiência com Planta de Valores e bons conhecimentos em informática. O salário é a combinar e a vaga conta com benefícios.
Empresa: Geodados Tecnologia
Local: São José do Rio Preto (SP)
Contato: Interessados encaminhar currículo para o e-mail preselecao@geodados.com.br, discriminando no título interesse pela referida vaga.

Concursos e Processos Seletivos

Cargo: Professor assistente doutor. O docente atuará no conjunto de disciplinas “Pedologia”, “Manejo e Conservação dos Solos”, “Pedologia e Mapeamento Agroecológico” e “Trabalho de Formatura”, em regime de dedicação integral à docência e à pesquisa (RDIDP) e com remuneração mensal de R$ 9.184,94. Os candidatos devem ser graduados em Geologia, Engenharia Ambiental, Agronomia, Ecologia ou áreas afins e ter, no mínimo, título de doutor em áreas relacionadas com as disciplinas objeto do concurso. O concurso constará de provas de títulos, didática e escrita. A prova de títulos terá peso maior (peso 2) e julgará o currículo vitae do candidato, considerando as atividades de formação didática e científica dos últimos cinco anos. A prova didática e a escrita serão baseadas em um tema a ser sorteado e ambas terão o mesmo peso na avaliação final (peso 1). Definições de solo e Pedologia, mapeamento geológico, erosão dos solos e fisiografia e fisiologia da paisagem estão entre os temas do programa do concurso.
Instituição:  Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Local: Rio Claro (SP)
Contato: As inscrições são recebidas na Seção Técnica de Comunicações do instituto, localizado na Avenida 24-A, 1515, em Rio Claro (SP). Para mais informações, o edital está disponível em: www.rc.unesp.br/concursos/editais/edital_16-2014(c615).pdf

Cargo: Técnico em Geoprocessamento e Geocartografia.
Instituição: Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Local: Palmas (TO)
Contato: Interessados devem realizar inscrição até o dia 23 de fevereiro. Para mais informações e inscrições clique aqui.

Cargo: Professor do magistério superior de Geografia Física. Segundo o edital, para concorrer a esta vaga os profissionais devem ter graduação em geografia e doutorado em geografia ou em áreas correlatas.
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Local: Natal (RN)
Contato: A inscrição será feita, exclusivamente, via internet, a partir do dia 03 de fevereiro de 2014 até às 23h59 do dia 21 de fevereiro de 2014, observando o horário local de Natal. Para mais informações clique aqui.

Cargo: Professor Adjunto A – Nível I, da carreira do Magistério Superior na área de Geoinformática Aplicada ao Planejamento Territorial.
Instituição: Fundação Universidade Federal do ABC
Local: São Bernardo do Campo (SP)
Contato: Interessados devem realizar inscrição até o dia 30 de março. Para mais informações, clique aqui e acesse o edital.

Cargos:
1) Nível fundamental: auxiliar de laboratório (66 + 4 PNE*);
2) Nível médio/técnico: agente de atividades agropecuárias (47 + 3 PNE), agente de inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal (95 + 5 PNE), técnico de laboratório (174 + 10 PNE), agente administrativo (104 + 6 PNE) e técnico em contabilidade (4 + 1 PNE).
3) Nível superior: geógrafo (3), engenheiro agrônomo (76 + 4 PNE), farmacêutico (12 + 1 PNE), químico (20 + 2 PNE), veterinário (104 + 6 PNE), zootecnista (6 + 1 PNE), administrador (23 + 2 PNE), bibliotecário (2), contador (5 + 1 PNE), economista (4), engenheiro (3) e psicólogo (2). *Portador de Necessidades Especiais
Instituição: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)
Local: As oportunidades estão distribuídas entre as unidades do Mapa nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Contato: Os interessados devem realizar inscrição entre os dias 3 de fevereiro e 6 de março, pelo endereço eletrônico www.consulplan.net, com taxas de 38,50 reais, 50 reais e 71 reais, de acordo com o cargo. Para mais informações o edital de abertura pode ser acessado aqui.

Cargo: Professor do magistério superior de Geografia Física. Para concorrer a esta oportunidade, interessados devem possuir doutorado em geografia física ou áreas afins.
Instituição: Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Local: João Pessoa (PB)
Contato: As inscrições estarão abertas entre os dias 10 de fevereiro e 14 de março. Para mais informações, clique aqui.

Oportunidades

Bolsa: Bolsistas para atuarem no projeto de pesquisa sobre mudanças de uso da terra e processos de degradação florestal na Amazônia. São oferecidas três bolsas DTI-A com duração de 12 meses, podendo ser renovadas. As atividades serão desenvolvidas no Grupo de Pesquisas e Inovações Geoespaciais.
Instituição: Embrapa Monitoramento por Satélite[
Local: Campinas (SP)
Contato: Todas as informações sobre o processo de seleção estão disponíveis no site www.cnpm.embrapa.br/estagio. As inscrições serão feitas até o dia 28 de fevereiro de 2014, via e-mail cnpm.supsgp@embrapa.br.

Bolsa: Bolsa de estudos no valor de 30 mil dólares para quem enviar a melhor proposta tecnológica que melhore a mobilidade urbana. O Call to Innovation é o concurso cultural criado pela FIAP em parceria com a Singularity University (SU) para promover a cultura empreendedora em todos os cantos do país. Ele é aberto aos brasileiros e/ou naturalizados; residentes no território nacional; com idade mínima de 18 (dezoito) anos; que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino superior, graduados e pós-graduados; e desejam tornar realidade seus projetos de melhoria da qualidade de vida dos brasileiros.
Instituição: Agência Espacial Americana (Nasa)
Local: São Paulo (SP)
Contato: Interessados devem enviar prosposta até o dia 16 de março de 2014. Mais informações e inscrições estão disponíveis no site http://www3.fiap.com.br/calltoinnovation/


Anuncie no Portal MundoGEO

Para anunciar uma vaga no Portal MundoGEO, envie um e-mail para redacao@mundogeo.com com a descrição do cargo, o local de trabalho e o e-mail para contato.

Aproveite a promoção de verão e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto!