Documentário mostra a construção do satélite por alunos de escola pública. Projeto UbatubaSat tem apoio do Inpe

Será lançado em 18 de fevereiro o documentário sobre estudantes de uma escola pública brasileira que, com o apoio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram capazes de construir um pequeno satélite. A história do grupo mais jovem do mundo a ingressar na área espacial está no filme “Projeto UbatubaSat – Uma Jornada de Conhecimento”, que será exibido às 21 horas no Cine Porto em Ubatuba (SP).

Alunos, professores e engenheiros no LIT

Para realizar este projeto inédito de educação científica que vai além da sala de aula, o professor de matemática Cândido Oswaldo de Moura, da Escola Municipal Tancredo Almeida Neves, em Ubatuba, buscou o apoio e orientação de especialistas do INPE.

Desde 2011, professores de várias disciplinas e estudantes a partir de 11 anos periodicamente saem de Ubatuba para conhecer instalações do instituto e, principalmente, realizar e acompanhar atividades do projeto no Laboratório de Integração e Testes (LIT) e na Coordenação de Engenharia e Tecnologia Espacial (ETE), no INPE de São José dos Campos (SP).

Além da trajetória da concepção e montagem do satélite, o filme mostra as visitas do grupo de estudantes à Nasa e à empresa Interorbital, nos Estados Unidos, e à cidade de Nagoya, no Japão, onde tiveram um artigo científico aceito em congresso aeroespacial.

Para assistir ao trailer e obter mais informações sobre o documentário acesse o site www.ubatubasat.com.

Fonte: Inpe


Entrada livre na maior feira de geotecnologias da América Latina

O MundoGEO#Connect LatinAmerica (https://mundogeoconnect.com/2014), Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, acontece de 7 a 9 de maio de 2014 na cidade de São Paulo. Serão 30 atitividades entre cursos, seminários, eventos especiais e encontros de profissionais. Confira o programa completo em https://mundogeoconnect.com/2014/grade/. Promoção especial: adquirindo duas atividades, a terceira é grátis. Inscrições antecipadas e grupos de profissionais têm descontos. Vagas limitadas!

A feira de produtos e serviços tem acesso livre, mediante registro antecipado (https://mundogeoconnect.com/2014/registre-se-na-feira/) Mais Informações em connect@mundogeo.com e (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848.